18º Congresso Eucarístico Nacional tem início nesta sexta-feira, 11

Faltam apenas quatro dias para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), evento realizado em todo o mundo pela Igreja Católica, que tem como principal objetivo dar testemunhos públicos da fé em Jesus Eucarístico. O encontro acontecerá de 11 a 15 de novembro na Arquidiocese de Olinda e Recife. O evento traz como tema, “Pão em todas as mesas”, e lema, “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, (cf At 2,46). O 18º CEN visa aprofundar e motivar a relação entre fé e vida, através de ações que abordem a dimensão social e profética da Ceia do Senhor, como mesa aberta e sacramento da partilha.

As atividades do 18º Congresso Eucarístico Nacional vão ser celebradas em lugares significativos, como: Catedral de Olinda, Pátio da Basílica do Carmo, Centro de Convenções, Marco Zero, Teatro de Santa Isabel, Parque Dona Lindu e Teatro do Parque. Também, conta com uma programação nas paróquias da Arquidiocese, com Celebrações da Primeira Comunhão Eucarística, Catequeses e visitas missionárias.

Confira a programação:

1º dia: as atividades do dia 11 de novembro começam com a Celebração Eucarística, às 8h. Já às 15h, os bispos rezam a Hora Média na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda, e neste mesmo local serão entregues aos bispos a réplica da cruz peitoral do venerável Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, que se encontra em processo de canonização. Logo em seguida, os bispos irão visitar o Museu de Arte Sacra de Pernambuco e o Seminário Nossa Senhora da Graça. À noite, acontece a Solene Celebração Eucarística de abertura do Congresso Eucarístico.

2º dia: no sábado (12), inicia o Simpósio Teológico. As programações começam às 8h30 e percorrem a manhã com conferências e oficinas temáticas. Pela tarde acontecem duas catequeses públicas que ajudarão os participantes do Congresso a aprofundar o Texto-Base do Congresso Eucarístico, refletindo os temas relacionados à Eucaristia na Igreja. As Catequeses serão abertas ao público e se darão no palco aberto da Feira Católica, no pavilhão de eventos do CECON. A noite haverá um momento Mariano, Celebração Eucarística, Vigília das Juventudes e Concerto Musical.

3º dia: no domingo (13), as 147 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife realizarão a Primeira Comunhão Eucarística em diversos horários. A programação do domingo também conta com apresentações culturais.

4º dia: no dia 14 de novembro, segunda-feira, encerra o Simpósio Teológico. Pela noite, as paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife terão Celebrações Eucarísticas presididas pelos bispos de todo o Brasil, às 19h.

5º dia: no último dia do Congresso Eucarístico Nacional, acontecerá uma visita guiada intitulada como “Um olhar sobre a Cidade”. Essa visita irá contemplar os pontos turísticos de Recife e Olinda. Ainda neste dia acontece o Encontro de Coros, inauguração da Casa do Pão, um almoço festivo com os irmãos em situação de rua e os Bispos participantes do Congresso Eucarístico. O encerramento também conta com apresentação musical, Celebração Eucarística e por fim uma procissão com o Santíssimo Sacramento.

Todos os dias acontece a Feira Católica no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON), em Olinda.

O anúncio da escolha da Arquidiocese de Olinda e Recife como sede do 18º Congresso Eucarístico Nacional foi realizado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), de 26 de abril a 4 de maio de 2017.

O 18º CEN acontecerá com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil, e em especial, das Províncias Eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que formam o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).

História do Congresso Eucarístico:

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade. (cf. Jo 4, 23)

A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Recife sediou o III Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias três e sete de setembro de 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde, cujo o tema foi:“A Eucaristia e a vida cristã.”

O III CEN foi realizado no parque Treze de Maio, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Ao longo das dezoito edições, visitou as cidades de: Belém/PA (1953 e 2016), Curitiba/PR (1960), Brasília/DF (1970 e 2010), Manaus/AM (1975), Fortaleza/CE (1980), Aparecida/SP (1985), Natal/RN (1991), Vitória/ES (1996), Campinas/SP (2001), Florianópolis/SC (2006) e agora Recife/PE (2022).

Saiba mais sobre a história, veja fotos e inscreva-se no site oficial: https://cen2020.com.br