18º Domingo do Tempo Comum

Jo 6,24-35

 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”

No evangelho de domingo passado Jesus distribuía o pão, hoje Ele se distribui como Pão: quem come deste pão não terá fome, quem crê não terá sede, jamais.

O pão material é muito importante, sim, Jesus mesmo nos ensinou a pedi-lo no Pai nosso. Mas necessitamos de algo mais: uma relação viva e confiante com Jesus. Crer em Jesus é nos esforçarmos por um mundo mais humano, justo, sem ódio ou divisões inimigas.

Algumas atitudes demonstram que não estamos nos alimentando do pão do céu, tais como: viver na indiferença,fechar-nos em nossos interesses,ignorar o sofrimento das pessoas que encontramos em nossa vida e não buscarmos as causas desses sofrimentos (d. Helder dizia: se dou comida aos pobres todos me chamam de santo, mas quando pergunto porque são pobres, quais as causas dessa pobreza me chamam de comunista)

O Evangelho desse domingo está cheio de perguntas:

1. Mestre, quando chegaste aqui? Estamos ti procurando, porque ti escondes?

2. Que coisa devemos fazer para cumprir as obras de Deus?

3. Que sinal fazes para que vejamos e possamos crer em Ti?

4. Que coisa devemos fazer para ter esse pão?

Jesus responde: Esta é a obra de Deus: crer naquele que Ele enviou! Crer e aderir! Eu sou o pão da vida. E nos dá um só sinal: eu nutro, eu alimento. Nutrir é coisa de Deus.

Duas palavras simplicíssimas: “Deus dá” Deus não pede, Deus dá primeiro! Deus não toma, Deus oferece! Deus não exige nada, Deus doa tudo! Deus não dá coisas, Ele se dá a si mesmo. E dando-nos a si mesmo nos dá tudo. Na vida Ele é doador de vida.

Nascemos com fome… e isso é a nossa sorte.

A criança tem fome de sua mãe que a nutre de leite, de carinho e de sonhos. O jovem tem fome de amar e ser amado. Os casais têm fome um do outro e depois fome de um fruto,o filho,onde se encarna seu amor. Mas quando chegamos a isso dizemos com S. Agostinho : Vós nos fizestes para vós e inquieto fica nosso coração enquanto não encontrar repouso em Vós. Há em nós uma fome maior, uma fome do céu, uma fome de Deus. Fome de amar e ser amados, fome de felicidade e de paz para nós e para os outros. Fome de uma Vida maior, mais intensa, eterna

Um dos nomes mais belos de Deus é esse: Doador de Vida na vida! De suas mãos a vida flui ilimitada e irresistível. Aquela multidão compreende isso e juntamente conosco diz a Jesus: dá-nos sempre desse pão. A pergunta se torna súplica, quase um comando: Dá-nos sempre desse pão!

Jesus responde com palavras decisivas: Eu sou o Pão da vida. Eu sou um pão que contem tudo aquilo que serve para manter a vida: amor, sentido, liberdade, coragem, paz, beleza. Nós somos famintos de pão, de sonhos e do céu.

Sabemos que as coisas não nos bastam nunca. Nem as pessoas preenchem a vida. Desejamos amigos e tememos traições. Temos fome de tudo e depois fome de infinito. A resposta a essa fome não está entre as coisas criadas.

A plenitude da vida não está dentro da vida, está fora dela: está no Pão do céu. Um Sociólogo francês, Julles Lipovetsky definiu as pessoas atualmente como “indivíduo-moda”; sem ideais nem aspirações, ocupado sobretudo em desfrutar,ter coisas, estar em forma,viver entretido e relaxar. Está mais interessado em conhecer a meteorologia do fim de semana do que o sentido de sua vida.

Claro que é bom viver em nossos dias e dispor de todas as facilidades…Não devemos demonizar o mundo! Porém o mal é deixar-nos esvaziar por dentro, agarrados a necessidades superficiais… E quando ficamos sem alimento interior a vida corre perigo. Não se pode viver só de pão… necessitamos de algo mais.

Jesus interroga a nossa fé ilusória: amamos a Deus OU amamos os favores de Deus? Somente nos tornaremos cristãos na medida em que aprendemos “a amar como Jesus amou,sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu” (pe. Zezinho : um dia uma criança me parou).

Muita gente deseja sinceramente encontrar a Deus, mas não sabem que caminho seguir. Não dando receita pronta podemos indicar algumas sugestões:

1. Se queremos buscar a Deus antes de tudo é preciso deixar de tem medo dEle, pois Ele é Amor

2. Não termos pressa nas relações com Deus. Agirmos com calma.Tem gente que dispara a fazer coisas: rezar,ler bons livros,seguir métodos diferentes de oração e meditação mas rapidamente abandonam tudo e voltam à vida de sempre. Sem uma relação tranqüila com o Pão da vida, Jesus.

3. É preciso chegar às raízes mais secretas da nossa vida. Tirarmos as máscaras…apresentarmo-nos a Deus com cara limpa, transparente. E perguntarmo-nos o que andamos buscando na vida? O que é preciso para viver com mais alegria?

4. Aprender a rezar. Escolher um lugar tranqüilo e tempo apropriado. Buscar na Bíblia o livro dos Salmos e começar a recitá-los bem devagar, um a cada dia.

5. Tomar o Evangelho nas mãos, não como um livro a mais. Ele é o caminho que nos leva a Deus. “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não passará fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede……jamais”.