1º Domingo do Advento

Ev Mc 13, 33-37

“VIGIAI, PORTANTO, PORQUE NÃO SABEIS QUANDO O DONO DA CASA VEM: À TARDE, À MEIA NOITE, DE MADRUGADA OU AMANHECER” 

Com o 1º domingo do tempo do advento iniciamos o novo ano da liturgia. O Tempo do Advento nos prepara para a celebração do Santo Natal. A palavra Advento etimologicamente significa acontecimento, era usado para expressar a ascensão do imperador ao trono. Esse tempo é próprio do ocidente. Estamos esperando alguém que é o próprio Cristo. No oriente se recorda as anunciações que Maria teve até o natal.

Nos textos eucologicos (sagrados) as orações da coleta seguem uma estrutura básica. Deus (atributo), Memorial (recordação da ação de Deus na história), pedido/súplica, doxologia. Como figuras de espera do advento são apresentados Isaias, João Batista, Maria, São José.

Na espiritualidade do advento acentuamos a vigilância em alegre expectativa. A Igreja vive a grande esperança. Tempo de conversão. Enfim um comportamento que caracteriza a espiritualidade do advento é o do pobre. Não no sentido econômico, mas no sentido bíblico aquele que confiou somente em Deus.

No Evangelho deste domingo lemos Mc 13,33-37. O evangelista convida os discípulos a enfrentar a história com coragem, determinação e esperança, animados pela certeza de que o Senhor vem. Ensina, ainda, que esse tempo de espera deve ser um tempo de vigilância, isto é, um tempo de compromisso efetivo para com os valores do evangelho.