Mt 16,13-20
“Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
No evangelho deste domingo vemos que Jesus dirige aos discípulos uma série de perguntas sobre si próprio. Jesus não quer medir a sua popularidade; trata-se, sobretudo, de tornar as coisas mais claras para os discípulos e confirmá-los na sua opção de seguir Jesus. A perícope retirada de Mateus é diferente do relato do mesmo episódio feito por outros evangelistas. Em são Mateus temos um acréscimo que versa sobre a afirmação de que Jesus é o Filho de Deus e a missão confiada a Pedro.
O evangelho deste domingo convida os discípulos a aderirem a Jesus e a reconhece-lo como “o Messias, Filho de Deus”. Dessa adesão, nasce a Igreja – a comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A missão da Igreja é dar testemunho da proposta de salvação que Jesus veio trazer. À Igreja e a Pedro é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os ensinamentos de Jesus aos desafios do mundo e de acolher na comunidade todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece.
Fonte: Dehonianos.org