23º Domingo do Tempo Comum

Lc 14,25-33

Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

O excerto evangélico de Lucas está inserido no contexto do caminho para Jerusalém. Jesus se encontra diante de uma multidão que o seguia. Provavelmente, alguns estavam entusiasmados, achando que Jesus seria um líder pop, como algumas pessoas hoje se sentem. Diante de tantas pessoas Jesus apresenta algumas exigências que devem ser cumpridas por aqueles que desejam segui-Lo. A instrução reúne diversos ensinamentos de Jesus sobre a condição dos discípulos, predominando o tema da renúncia.

No trecho evangélico, Jesus declara com franqueza três condições necessárias para ser seus discípulos: 1- amá-Lo mais do que a qualquer outra pessoa e mais do que a própria vida; 2- carregar a própria cruz e segui-Lo; 3- renunciar a tudo o que se possui.

Jesus vê que uma grande multidão o segue juntamente com os discípulos, e com todos quer ser claro: segui-Lo é empenhativo, não pode depender de entusiasmos nem de oportunismos; deve ser uma decisão ponderada, tomada depois de se ter interrogado em consciência: quem é Jesus para mim? Ele é verdadeiramente o Senhor e ocupa o primeiro lugar em minha vida?

Com este rol de exigências, fica claro que o seguimento de Jesus não é fácil, por isso, talvez não seja um caminho que todos aceitem seguir. É por isso que Jesus recomenda ponderar bem as implicações e as consequências da opção por Ele.

Referências Bibliográficas

BENTO XVI. Um caminho de fé antigo e sempre novo: pregações para o ano litúrgico. Tomo III. São Paulo: Molokai, 2017. p. 560.

MARCOS, Mareano. In. Vida Pastoral. Disponível em: https://www.vidapastoral.com.br/roteiros/23o-domingo-do-tempo-comum-04-de-setembro/

www.dehonianos.org