Paróquias celebram com festa a Assunção de Nossa Senhora

Na última quinta-feira, 15, centenas de pessoas compareceram na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar para celebrar a Assunção de Nossa Senhora. As festividades que se iniciaram no dia 05, contaram com celebrações de missas, orações, pregações e um piedoso novenário.

A devoção ao título da Virgem Maria vem sendo propagada na região desde o ano de 1735, com a criação da Venerável Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte na cidade. Desde então celebra-se o trânsito e a Assunção da Virgem em tradição que segue até hoje.

Em 1950 o Papa Pio XII, por meio da constituição apostólica Munificentissimus Deus, definiu “ser dogma divinamente revelado que a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Segundo o Dogma mariano da Igreja Católica, proclamado em meados do século XX, Maria está viva e ressuscitada junto da Santíssima Trindade. Na comunhão dos santos, Nossa Senhora intercede por todos, seus devotos. Após realizar o projeto de Deus com disponibilidade e perseverança, ela foi glorificada de forma total, sendo elevada aos céus por anjos: Assunção.

Na quarta-feira, 14, durante todo o dia, a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte esteve exposta para a veneração dos fiéis. À noite houve missa solene, trânsito de Maria e o comovente sepultamento. Já na quinta-feira, dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, as festividades deram início logo cedo e se prolongaram até o fim da tarde com a procissão. Na chegada houve benção e Te Deum laudamus.

Há 80 km de São João del-Rei a cidade de Carrancas também festejava a glória da Virgem Maria. A festa que também já adentra a tradição no calendário religioso da cidade iluminou os arredores da igreja matriz.

E as comemorações não param por aí. Para festejar esta grande solenidade mariana a paróquia de Ritápolis retoma as antigas tradições da comunidade e promove, pela segunda vez, uma grande festa no próximo final de semana, com vigília, missas e procissões.

A programação tem início no sábado, 17, com orações e veneração de Nossa Senhora da Boa Morte durante todo o dia. No final da missa ocorrerá o trânsito e sepultamento da Virgem Maria. Já no domingo, pela manhã, haverá a celebração da missa festiva e rasoura, celebrando a Assunção.