28º Domingo do Tempo Comum

Lc 17,11-19

LEVANTA-TE E VAI! TUA FÉ TE SALVOU

No evangelho deste domingo lemos a passagem da cura de 10 leprosos e, após a cura, somente 1 leproso (samaritano) volta para agradecer a Jesus. Conforme as prescrições do Levítico 13-14 um leproso deveria afastar-se de qualquer convívio humano para que não contaminasse os outros com a sua impureza física e religiosa. Em caso de cura, devia apresentar-se diante de um sacerdote, a fim de que ele comprovasse a cura e lhe permitisse a reintegração na vida normal.

No meio dos leprosos havia um samaritano que retornou para agradecer a Jesus. Sobre os Samaritanos vale recordar que eram desprezados pelos judeus, por causa do seu sincretismo religioso. Essa rivalidade existe em função de uma questão histórica, pois em 721 a.C. colonos assírios invadiram a Samaria e começaram a misturar-se com a população local. Para os judeus, os habitantes da Samaria começaram, então, a paganizar-se.

No excerto evangélico vemos uma questão importante, o número 10 simboliza a totalidade. A presença de um estrangeiro samaritano indica que a salvação não se destina apenas a um grupo eleito, mas a todos, inclusive os não judeus. Os leprosos representam a humanidade, sofredora, sobre quem Deus derrama a sua bondade, o seu amor, a sua salvação. Também aqui se chama a atenção para a resposta do homem ao dom de Deus: todos os que experimentam a salvação que Deus oferece devem reconhecer o dom, acolhê-lo e manifestar a Deus a sua gratidão.


Bibliografia
dehonianos.org