O segundo dia do Retiro do Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei ficou de responsabilidade das Foranias do Porto da Eterna Salvação e Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Os sacerdotes estão reunidos desde a última segunda-feira, 26, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo/MG.
A programação teve início logo cedo com Celebração Eucarística com Laudes e meditação, apontando o amor como resposta aos desafios da vida na comunidade, seja na Diocese, no âmbito presbiteral ou na vida paroquial. Falou sobre os principais desafios, divisões e presunções, escândalos, costumes e tradições, carismas dados para a edificação da Igreja. Segundo a temática trabalhada por Frei César Cardoso de Resende, OCD, “o amor dá valor a todas as coisas”.
Após a reflexão, houve pausa para meditação pessoal e oração. Os padres também realizam homenagens a Nossa Senhora, antes de retomarem os estudos. A 4° Meditação apontou as características positivas do amor: paciência e bondade. Assim como as características negativas, não é vaidoso, não é invejoso, não se ensoberbece, como consta na Carta de São Paulo aos Coríntios (13, 4-13). Para encerrar o dia houve Celebração da Misericórdia.
O Retiro Espiritual do Clero acontece anualmente e o local fica situado à 75 km de Belo Horizonte e à 19 km de Ouro Preto. A programação conta ainda com adoração ao Santíssimo, terço, confissões, momento mariano, missas e laudes, além dos momentos de partilha. O retiro é um tempo forte de avaliação, discernimento, oração, contemplação e, principalmente, conversão. A programação segue até quinta-feira, 29.
Imagens: Padre Rondineli Cristino | Assessor Diocesano de Comunicação













