Tiradentes recorda Encontro de Jesus e Maria com procissão e sermão

A Semana Santa é um dos períodos litúrgicos onde se exige uma forte preparação por parte dos fiéis e das comunidades católicas. Contudo, assim como São João del-Rei, as comemorações em Tiradentes ocorrem com certa antecedência. Neste caso, a celebração paralitúrgica, que remota o encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo com Maria Santíssima, durante o percurso da Via Sacra, foi celebrada no último final de semana, no centro da cidade histórica.

Oficialmente, a solenidade tem mais de 300 anos, pois conta-se a data de fundação da Irmandade do Bom Jesus dos Passos, em 02 de outubro de 1721. Mas é certo que a imagem já exista antes dessa data e, possivelmente, a procissão. Enfim, uma tradição secular, preservada até hoje.

 

“É uma manifestação da fé de todos os católicos, sobretudo, vivenciando neste tempo quaresmal. Isso nos ajuda a meditar mais sobre a vida de Cristo e sua Paixão. Isso nos encaminha para o central, que é a Páscoa. Depois de dois anos sem realizar tal celebrações, é de grande alegria poder voltar e ver o desejo do povo para essa participação. É uma alegre realização de que não estamos perdidos e que Deus tem nos acompanhado nossa caminhada de fé”, destaca o pároco, padre Álisson André sacramento.

 

A programação teve início no sábado, dia 25, na Matriz de Santo Antônio, com a celebração da Santa Missa, seguida da solene procissão do Depósito da Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde aconteceu o sermão do Pretório. A celebração foi presidida pelo Pároco da Paróquia de São José Operário, em São João del-Rei, padre Vinícius Idefonso Campos.

Já no domingo, dia 26, a programação começou cedo com a rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos e Santa Missa Solene presidida pelo neo-sacerdote, padre Ronan Jesus da Costa Silva.

Ao fim da tarde, com o céu estrelado e o frescor do vento, a imagem do Senhor carregando a cruz foi deixando, em procissão, a Igreja Nossa Senhora das Mercês. O mesmo ocorreu com a imagem de Nossa Senhora das Dores que, partindo da Igreja São João Evangelista, foi ao encontro do Cristo.

O tocante momento do encontro se deu em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, quando aconteceu o sermão do Encontro, também proferido pelo Padre Vinícius Idefonso Campos. “As quedas de Jesus são as nossas quedas, nossas fraquezas. Caímos quando nosso orgulho é desmascarado. Caímos no pecado e no desanimo. Cristo não caiu por si mas por todos nós. Eles tomou para si as nossas enfermidades e carregou os nossos sofrimentos”, pontuou o sacerdote.

A cerimônia teve seu término com o Sermão no Calvário, no interior da Igreja Matriz de Santo Antônio.