3º Domingo do Advento

Mt 11,2-11

‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’

O 3º Domingo do Advento é chamado domingo Gaudete, ou domingo da alegria. A liturgia sugere que se use, nesse domingo, a cor rosada, simbolizando essa alegria discreta pelo natal que se aproxima. Esse domingo é semelhante ao 4º domingo da quaresma (domingo Laetare), é comparado a um oásis no deserto. Quem está atravessando o deserto e encontra água rejubila de alegria. Assim também ocorre com o domingo gaudete. Estamos em um tempo de preparação para o natal e nos alegramos pelo fato do natal estar se aproximando.

O evangelho é retirado de Mt 11,2-11 e pode ser divido em duas partes: na primeira Jesus responde a uma pergunta feita por João Batista e na segunda Jesus faz uma apreciação a respeito da pessoa e missão do Batista.

Na primeira parte Jesus se utiliza de passagens do Profeta Isaías que falam a espeito da atividade Messiânica. Segundo os profetas a ação do Messias enviado de Deus é: dar vida aos mortos (cf. Is 26,19), curar os surdos (cf. Is 29,18), dar vista aos cegos, dar liberdade de movimentos aos coxos (cf. Is 35,5-6), anunciar a Boa Nova aos pobres (cf. Is 61,1). Pelos relatos vemos que Jesus realizou essas obras e por isso ele é o Messias.

Na segunda parte, vemos Jesus falar sobre João Batista. João não é um pregador oportunista cuja mensagem segue a moda, nem uma pessoa convencida que vive no luxo. João é um profeta e mais do que um profeta. João é o precursor do Messias; é aquele que tinha de vir antes, a fim de preparar o caminho para o Messias. No entanto, aqueles que entraram no “Reino” através do seguimento de Jesus são mais do que Ele.

Com esse evangelho do domingo da alegria vemos que Jesus é a presença salvadora de Deus no meio dos seres humanos. Neste tempo de espera vigilante, somos convidados a aguardar a sua chegada, com a certeza de que Deus não nos abandonou, mas continua a vir ao nosso encontro e a oferecer-nos a salvação. E esse fato é também motivo de alegria.