3º Domingo do Tempo Comum

Lc 1,1-4;4,14-21

O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque ele me consagrou com a unção
para anunciar a Boa Nova aos pobres

A liturgia deste domingo nos propõe o Evangelho de Lc 1,1-4;4,14-22. Este texto pode ser dividido em duas partes, sendo a primeira parte retirada de 1,1-4 na qual se tem o chamado “prólogo” de Lucas. trata-se de uma investigação cuidada dos “fatos que se realizaram entre nós”, a fim de que os crentes de língua grega (a quem o Evangelho de Lucas se dirige) verifiquem “a solidez da doutrina em que foram instruídos”.

A segunda parte (4,14-22) nos apresenta o início da pregação de Jesus em uma sinagoga em Nazaré. Esse trecho é chamado de texto programático de Lucas, no qual tudo que é falado (lido) na sinagoga acontece na vida de Jesus.

Jesus retorna a Nazaré sua cidade, é colocado esse lugar para dar um destaque especial para o início do ministério de Jesus, segundo os padrões geográficos teológicos de Lucas.

Ele lê um texto de Is 61,1-2 que anuncia a libertação dos cativos e o anuncio de um ano de graça aos pobres. Faz referência a que Jesus é o ungido, em seu batismo, profeta escatológico prometido. Durante todo o seu ministério propôs a Palavra de Deus, aprofundando o seu profetismo, até tornar-se ele mesmo palavra profética com sua ressurreição. Sua palavra é dirigida aos pobres, e também por isso sua palavra conhecerá o desprezo.

Em seu comentário Jesus acentua o HOJE. Há uma insistência no aspecto atual da salvação o que vem à tona também no episódio dos pastores, de Zaqueu e do bom ladrão. Significa que acabou o tempo das promessas, aqui se inicia o seu cumprimento.

Lucas anuncia também, neste texto programático, o caminho futuro da Igreja e as condições da sua fidelidade a Cristo. A comunidade crente toma consciência, através deste texto, de que a sua missão é a mesma de Cristo e consiste em levar a “boa notícia” da libertação aos mais pobres, débeis e marginalizados do mundo. Ungida pelo Espírito para levar a cabo esta missão, a Igreja cumpre o seguimento de Jesus.