3º Domingo do tempo Pascal

Lc 24,13-35

“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!”

Lemos neste 3º Domingo da Páscoa o relato dos Discípulos de Emaús. O evangelho deste domingo é retirado de Lc 24,13-35 e trata-se de um texto exclusivo de Lucas, ou seja, não se encontra em nenhum outro evangelho.

No excerto bíblico vemos dois homens que caminham de Jerusalém para um povoado chamado Emaús, distante 12 Km. Segundo estudiosos das escrituras um povoado com esse nome tão próximo de Jerusalém é desconhecido. Mas isso não é importante, pois o nosso evangelista não está fazendo uma reportagem ou escrevendo um diáriode uma viagem, mas na verdade Lucas quer deixar escrito uma catequese sobre Jesus. O que interessa ao autor não é escrever um relato lógico e coerente. O que interessa ao evangelista é explicar aos cristãos como é possível descobrir que Jesus está vivo e como podemos fazer a experiência do encontro com o ressuscitado. Trata-se, portanto, de uma página de catequese, mais do que a descrição fiel de acontecimentos concretos.

No relato vemos dois discípulos que resolvem se afastar de Jerusalém. A cidade ainda respirava ares de ameaça. Os acontecimentos eram ainda bastante recentes. Conforme caminhavam, os dois conversavam a respeito dos últimos acontecimentos. Seus pés os levavam para longe de Jerusalém, mas a mente deles ainda se encontrava lá. Os homens se encontravam desolados e sem esperança.

Enquanto andavam eis que Jesus se aproxima e caminha junto com os dois. Não somente caminha, mas também inicia um diálogo. Os discípulos estão tão atordoados que não reconhecem aquele que caminha com eles. Têm olhos mas não podem ver, a falta de esperança não permite enxergar.

Jesus estabelece um diálogo e vai respondendoàs inquietações dos dois discípulos. O ressuscitadodemonstra que o projeto de Deus não passava por quadros de triunfo humano, mas pelo amor até às últimas consequências e pelo dom da vida. Jesus, começando por Moisés e passando pelos profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que lhe dizia respeito”.

No entanto, será somente num segundo momento de catequese que os discípulos abrirão os olhos para a realidade. Trata-se de catequese que integra gestos e palavras. Jesus, estando à mesa com os dois, toma o pão, abençoa-o, parte-o e o distribui. Nesse momento, os olhos dos discípulos se abrem e conseguem reconhecer Jesus, recordando-se de que, desde a primeira catequese, o coração deles ardia por causa das palavras que ouviram no caminho.

Aqueles dois já não são os mesmos que haviam saído de Jerusalém. Eles foram transformados e, por conta disso, resolvem voltar para o lugar de origem. Voltam já não vazios e sem esperança. Trazem no coração e na mente a mais fantástica das mensagens: Jesus realmente está vivo!