São Sebastião da Vitória acolhe 7ª Caminhada Penitencial da forania

No último sábado, 04, a Paróquia São Sebastião, no Distrito de São Sebastião da Vitória, acolheu padres e fiéis das paróquias que compõem a Forania de Nossa Senhora do Pilar, para a 7ª Caminhada Penitencial. Centenas de fiéis participaram da celebração que contou ainda com a presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Segundo o seminarista Luís Alberto dos Santos, o momento uma grande oportunidade para se aprofundar na fé e na espiritualidade quaresmal. “Há duas semanas estamos vivendo e celebrando a Quaresma. Para bem vivermos a espiritualidade deste tempo, a Igreja, animada pelo convite de conversão de seu Mestre e Senhor, Jesus Cristo, nos oferece diversas práticas penitenciais que podem nos auxiliar neste caminho de transformação, rumo à Páscoa. Uma dessas práticas é, justamente, o exercício da via-sacra, pela qual meditamos o caminho de Cristo até a entrega total de Sua vida na cruz”, explica.

 

Neste ano, durante a caminhada, as orações da via-sacra foram rezadas e meditadas à luz da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema: “Fraternidade e Fome e o lema, retirado do evangelho de São Mateus, “Dai-lhes vós mesmos de comer”. As orações tiveram início às 18h, na igrejinha de Nossa Senhora das Vitórias e percorreu algumas ruas do distrito. Após a caminhada penitencial houve a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano.

Para o vigário forâneo e pároco da Paróquia de São José Operário, padre Vinícius Idefonso Campos, a caminhada busca proporcionar aos fieis uma das práticas mais importantes da quaresma: a oração. “Através da oração que se manifesta na reza e meditação da Via-Sacra nós, como forania, nos fortalecemos ao testemunhar a nossa fé publicamente. Uma vez fortalecidos no exercício da Via-Sacra caminhamos na quaresma realizando a caridade e a penitência como forma de vencer os vícios e nos aproximarmos mais de Deus”, explica.

A Forania é composta pelas paróquias: Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São José Operário, Senhor Bom Jesus do Monte, São Francisco de Assis, São Sebastião da Vitória, São Miguel Arcanjo no Cajuru, Santo Antônio e Beata Nhá Chica e Nossa Senhora da Conceição, de Conceição da Barra de Minas.