4º Domingo da Quaresma

 (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38 – Forma breve)

“Acreditas no Filho do Homem?” 

Lemos no 4º domingo do tempo da quaresma lemos o evangelho de Jo 9,1-41. Nesse evangelho encontramos Jesus diante de uma pessoa que havia nascido cega. Talvez fosse um encontro rotineiro, mas tomará todo o capítulo 9 para ser narrado. O homem cego se torna o centro das atenções, tanto para os discípulos como para os fariseus. 

A teologia judaica dizia que o sofrimento era sempre resultado do pecado; por isso, os discípulos estavam preocupados em saber se foi o cego que pecou ou se foram os seus pais. Jesus nega qualquer relação entre o pecado e o sofrimento, mas é ocasião para mostrar a Glória de Deus e que a missão de Jesus é ser luz do mundo e encher de luz a vida de quem anda nas trevas.

Nesse episódio vemos que Jesus devolve ao homem a faculdade de enxergar. O excego foi atingido pela Luz Salvadora que é Jesus e agora pode ver novamente. Uma verdade é estabelecida pelo evangelho: Jesus é luz.Contudo, existem aqueles que preferem viver na escuridão da noite. Negligenciam a luz tanto interior quanto exterior. Quais seriam as possíveis maneiras de, iluminados, iluminarmos os caminhos de tantas pessoas que vivem processos de exclusão existencial, emocional, religiosa e social?

Em tempos de peste como o coronavírus devemos buscar iluminar a sociedade com a Luz da fé. Vamos orar para que essa situação se reverta o quanto antes. Lutemos para que as pessoas sejam salvas e libertas dessa realidade tenebrosa que é o COVID-19. Vamos nos precaver. Respeitemos as orientações das autoridades de saúde, a fim de que, a vida seja sempre salvaguardada como nos pede a CF 2020.

25 anos. Natural de São João del-Rei. Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação). Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).