Mc 1,40-45
“Se queres, tens o poder de curar-me”
Depois de realizar exorcismos e de curar doentes, Jesus vai realizar um milagre em favor de um leproso. O portador de lepra deveria viver em isolamento total da sociedade, pois a doença era contagiosa e não havia cura para tal enfermidade.
Os leprosos tinham de se vestir de um jeito próprio e adotar determinados hábitos para facilitar a percepção de sua enfermidade, o que reforçava sua condição humilhante. Ao curar o leproso, Jesus está devolvendo a ele a vida e a liberdade.
O evangelista diz que o leproso se aproximou de Jesus. A reação de Jesus não segue os padrões judaicos. Em lugar de se afastar do leproso e de o acusar de infringir a Lei, Jesus olha-o “compadecido”, estende a mão e o toca. Ao tocar no leproso, Cristo, está desobedecendo a lei judaica, pois esta previa que a pessoa que tocasse um leproso ficaria impuro. Na lógica de Jesus é a pessoa pura quem purifica o impuro.
A purificação do leproso por meio da palavra de Jesus (eu quero: fica curado) significa que a Palavra de Cristo tem poder para curar e salvar a todos que aderem a sua proposta de salvação.
Após a cura Jesus pede ao homem curado que se apresente ao sacerdote. Isso era necessário, pois o sacerdote é quem deveria atestar a cura e reintegrar o homem ao convívio social.
O excerto evangélico termina com a indicação de que o leproso purificado “começou a divulgar o que acontecera”, apesar da ordem de Jesus para manter segredo. Mas quem experimenta o poder salvador de Jesus não consegue guardar segredo, pois quer que esse poder atinja outras pessoas.