Localizada há 40 km de São João del-Rei, Dores de Campos abriga na cidade uma linda igreja no estilo Neoclássico dedicada a padroeira do município, Nossa Senhora das Dores. Construída no início do século XX, a igreja veio sofrendo, no decorrer do tempo, diversas intervenções, resultando hoje a perda de parte da arquitetura original. É neste contexto que surge a ideia de valorizar a memória e resgatar a beleza artística através da construção de um novo retábulo. O projeto é uma releitura do original com traços atuais.
Segundo o pároco e incentivador da obra, padre João Rodrigues de Paula, a ideia é resgatar a história da comunidade e valorizar a beleza do maior monumento arquitetônico da cidade. “A sua confecção tem como objetivo resgatar, dentro de uma releitura mais elaborada, o que existia em sua estrutura original, dotando a atual edificação da Matriz de maior dignidade, beleza e arte. Esse é o espaço onde o povo católico se reúne para adorar a Deus e ao mesmo tempo expressar a devoção e o profundo amor à Maria Santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe”, explica.
Sem verba para investimento, o sacerdote espera a contribuição do povo para iniciar as obras. “Tenho a convicção, conhecendo a religiosidade do povo dorense e a sua devoção a Nossa Senhora que vamos alcançar esse marco na história de nossa cidade e da nossa igreja. Vamos iniciar campanhas e contar com doações”.
O projeto, visa retratar a cena do Calvário com a presença da Virgem Maria, Maria Madalena e o discípulo amado de Jesus, João Evangelista.





