Lavras celebra 260 anos da Paróquia Sant’Ana e reforça a fé e a unidade da comunidade

A Paróquia Sant’Ana, na cidade de Lavras, esteve em festa no último sábado, dia 21, com a celebração dos 260 anos de criação da Paroquia dedicada à avó de Jesus Cristo. Missa, carreata e lançamento de objetos comemorativos fizeram parte da programação.

A programação começou na quarta-feira, dia 18, com um tríduo preparatório. Já no sábado, houve carreata pelas ruas da cidade e missa festiva. “Assim como o próprio nome diz, paróquia significa uma morada próxima e é o que acontece com os paroquianos que buscam construir, através desta história, a proximidade com Jesus. História da Igreja, marcada pela história de muitas pessoas, anônimas inclusive. Que se batizaram, casaram e viveram momentos importantes junto da Igreja. É uma celebração de toda a comunidade”, explica o pároco, padre Tulio Corrêa.

Devido a pandemia, a missa foi restrita para um numero reduzido de pessoas, mas, através das mídias sociais, os fiéis puderam se fazer próximos e participativos. Para marcada a data, camisas personalizadas e Bíblias comemorativas foram produzidas e comercializadas. “Se não fosse a pandemia a data teria sido celebrada de uma forma diferente e grandiosa. Nossa igreja cabe apenas 160 pessoas, mas fizemos com alegria e celebramos com tríduo, carreata e uma linda celebração”.

uma História de fé

Até o ano de 1760, Lavras era uma pequena comunidade que pertencia à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Carrancas. Isso prosseguiu até meados do século XVIII quando o bispado de Mariana foi contatado a fim de que ela fosse transferida para Lavras, cidade com população crescente e cuja devoção a Sant´Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, tornava-se a cada dia mais expressiva. Sendo assim, em 1760 a Paróquia foi transferida e inaugurou-se em Lavras um novo templo, de arquitetura barroca, atualmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – a igreja do Rosário.

Séculos mais tarde, em 1904, em meio a projetos de expansão da cidade de Lavras, foi firmado o compromisso de construção de uma outra igreja, que pudesse receber um número maior de fiéis. Para tornar possível o empreendimento foi reunido diversas doações. Tais esforços culminaram na inauguração, em 1917, da atual matriz da Paróquia de Sant´Ana.

Hoje, a Paróquia Sant´Ana é formada por 6 comunidades rurais e sete urbanas, que contam com a dedicação dos padres da Congregação do sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), além de religiosos e leigos que participam da vida pastoral ativa.