Dom José Eudes fala sobre a participação na 58ª Assembleia Geral CNBB

O episcopado brasileiro segue reunido na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que neste ano, dadas as circunstâncias sanitárias atuais da pandemia de Covid-19, acontece on-line. Este ano traz como tema central “O Pilar da Palavra”, proposto pelas Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, participa do evento.

Nesta quarta-feira, 14, várias partilhas e debates foram feitos na perspectiva da colegialidade episcopal. Segundo Dom José Eudes, o momento tem sido produtivo e de interatividade. Ouça a fala do bispo sobre a experiência:

Dentre os assuntos de pauta, houve a apresentação e votação do projeto de criação do Regional Leste 3  da CNBB composto pelas Igrejas Particulares do Estado do Espirito Santo: a Arquidiocese de Vitória e as Dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. Agora o Espírito Santo é o 19° Regional da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Assembleia aprovou por unanimidade a criação.

A estrutura a ser criada já vem sendo analisada e preparada durante o processo que foi discutido no Regional leste 2 durante os últimos anos. A criação do novo regional tem por objetivos a colegialidade da ação comum, do estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os bispos também pretendem favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, sem que se perca a identidade especifica de cada região, e com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba.

A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) segue até a próxima sexta-feira, 16.