Paróquia de Resende Costa conclui obras de restauração e celebra a festa da Padroeira
A Igreja, em sua condição terrestre, necessita de lugares onde a comunidade dos fiéis possa reunir-se para celebrar o culto divino. Estes lugares são as igrejas visíveis: lugar santo, morada de Deus, imagem da cidade celeste para o qual todos nós caminhamos. São nessas igrejas que o povo santo de Deus ouve a Palavra, celebra o Santo Sacrifício, recebem os sacramentos e se recolhem para a oração pessoal.
A igreja visível é “casa de oração onde a Eucaristia é celebrada e conservada, onde os fiéis se reúnem, onde a presença do Filho de Deus (Jesus, nosso Salvador, o qual se ofereceu por nós no altar do sacrifício) é honrada para auxílio e consolação dos cristãos deve ser bela e adequada para a oração e as celebrações religiosas. Nesta casa de Deus, a verdade e a harmonia dos sinais que a constituem devem manifestar o Cristo que está presente e age neste lugar” (CIC, par. 1181).
É nesta perspectiva, de que a igreja deve ser bela e adequada para as celebrações religiosas, que o Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, Padre Plínio Almeida, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Resende Costa, deram início, no final do ano de 2020, ao projeto de restauração do altar-mor, retábulo e altares laterais da Igreja Matriz de Resende Costa-MG.
Assim sendo, para o início desta obra, a paróquia contratou para a elaboração do projeto a empresa “BS Projeto e Consultoria Ltda” e para a execução, a empresa “Átrio Conservação, Restauração e Artes”. Após o encaminhamento e aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura de Resende Costa e, também, com a devida aprovação do Bispo Diocesano, Dom José Eudes, deu-se início no mês de novembro de 2020 o desafio de restaurar o altar-mor da Igreja Matriz.
Retábulo do Altar-Mor
Em um artigo publicado no site da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França em março de 2021, intitulado: “Obra de restauração do retábulo do altar-mor da Matriz de Nossa Senhora da Penha de França de Resende Costa”o historiador Olinto Rodrigues Filho, destacou que o altar-mor da Igreja Matriz de Resende Costa é a peça mais antiga que compõe o espaço litúrgico da referida igreja, datando tal peça entre anos de 1760 ou 1770. O retábulo, conforme descreve Filho (2021), foi elaborado sob inspiração do retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Tiradentes-MG, paróquia da qual, no passado, pertencia a antiga Capela de Nossa Senhora da Penha.
Restauração
O retábulo que compõe a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, de acordo com a avalição realizada pela empresa “Átrio Conservação, Restauração e Artes”, encontrava-se em mal estado de conservação. A peça sacra apresentava apodrecimentos, ataques de cupins, excrementos de morcegos, restos de materiais utilizados em obra e com alto risco de desabamento.
Processo de Restauração
Em novembro de 2020, a empresa “Átrio Conservação, Restauração e Artes” deu o pontapé inicial no processo de restauração do retábulo da Igreja Matriz. A empresa, em um primeiro momento, obteve acesso ao coroamento do retábulo que se encontrava em grave estado de degradação.
Segundo a empresa, alguns elementos que compunham o coroamento precisaram ser substituídos. Ainda, no início do processo de restauro, além da desmontagem do coroamento, também foram desmontados o forro e o fundo do camarim onde se encontra a imagem da padroeira da cidade.
Na desmontagem do camarim foram encontradas algumas tábuas de madeira policromada, que provavelmente integrava o fundo do trono. Conforme o relatório de restauração da empresa, a descoberta destas tábuas policromadas contribuiu para que a nova composição do camarim fosse ainda mais fiel ao original.
Após a desmontagem do retábulo do altar-mor a empresa, responsável pela restauração, iniciou um intenso trabalho de limpeza, de descupinização da madeira, a fixação de policromia e douramento, e a remoção de pinturas não condizentes com as peças sacras.
Finalização da Restauração
Com a finalização do processo de abertura de galerias, de desmontagem e remontagem das estruturas, de descupinização, de consolidação de suporte, de revisão estrutural, da recomposição de partes faltantes e de remoção de pinturas, o retábulo do altar-mor da Igreja Matriz de Resende Costa volta a ser remontado. Agora, este retábulo apresenta uma estrutura segura, harmônica e condizente com o período datado.
Dentre as peças restauradas, está a banqueta, utilizada no espaço litúrgico para sustentação dos castiçais: na atual conjectura do altar-mor a baqueta foi deslocada do altar-mor, dando assim, ainda mais harmonia e suntuosidade à peça.
Também compõe o espaço, a mesa do altar, agora com tons branco- amarelado e com o devido douramento. A mesa do altar, juntamente com o retábulo estão sob um tablado de madeira, o objetivo é dar maior harmonização às peças. Há também a nova disposição dos anjos que compõe o coroamento. Segundo o relatório da empresa “Átrios Conservação, Restauração e Artes”, a nova disposição dos anjos no coroamento é uma reprodução dos anjos do coroamento do retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Tiradentes-MG.
Além destas, também chama à atenção de todos que entram na Matriz de Resende Costa, o camarim restaurado, pintado em flores, com bela talha e bela moldura. Também, é válido mencionar a restauração dos dois altares laterais da Igreja Matriz. Apesar de serem uma peça recente apresentavam um douramento inadequado.
Festa da Padroeira
Com as etapas de obras e restaurações concluídas, a Paróquia se viu em festa para celebrar os júbilos da padroeira, Nossa Senhora da Penha de França. O novenário em honra a padroeira da cidade de Resende Costa teve início no último dia 23 e segue até quarta-feira, dia 1º, com o ápice das comemorações. Transmissões de missas, repique de sinos e procissão motorizada fazem parte programação. Veja:
CONFIRA MAIS DETALHES DA OBRA:
Antes do Restauro:
Desmonte do Camarim:
Desmonte do Coroamento:
Desmonte da parte inferior:
Remoção e Consolidação:
Limpeza de douramento:
Montagem de assoalho e coroamento:
Nivelamento:
Douramento:
Reintegração:
Texto: Luís Alberto dos Santos, Seminarista
Fonte: paroquiaderesendecosta.com.br
Imagens e Informações: Átrio Conservação, Restauração e Artes