Igreja celebra São Tiago, padroeiro do Seminário Diocesano de São João del-Rei

A Igreja homenageia nesta sexta-feira, 25, um dos mais fiéis discípulos de Cristo, o primeiro entre os doze apóstolos a derramar o próprio sangue pelo Evangelho: São Tiago Maior. O santo era filho de Zebedeu e Salomé, irmão do também apóstolo João, o Evangelista. Ao ser chamado por Cristo para ser seu apóstolo, Tiago abandonou tudo que tinha e seguiu Jesus.

São Tiago Maior é conhecido por este nome para se diferenciar de outro apóstolo de Cristo que também se chamava Tiago: Tiago Menor (por ser mais jovem). Atualmente, São Tiago Maior é considerado padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários e químicos. Além disso, ainda é o padroeiro da Espanha, da Guatemala, do Chile e da Nicarágua. Na Diocese de São João del-Rei, o santo é patrono do Seminário Diocesano.

Por ocasião da celebração, o reitor do Seminário São Tiago, padre Javé Domingos da Silva, gravou um vídeo falando sobre a história e os exemplos do santo.

 

Patrono do Seminário Diocesano

O Seminário Diocesano São Tiago completou em abril, 63 anos. A sua criação se deu no dia 29 de abril de 1962, por ato de Dom Delfim Ribeiro Guedes. É no Seminário que tem início o processo de amadurecimento da vida espiritual de um vocacionado ao sacerdócio, por meio de uma rotina de oração individual e comunitária.

Com o lema “Christum ferent” (Levarão Cristo) gravado no brasão, a instituição busca mostrar que ali os jovens encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros portadores de Cristo.

“Quantas maravilhas vamos percebendo ao longo desses anos de existência do nosso Seminário. Um dos fatores importantes para a criação da Diocese foi o fato da nossa região sempre foi rica em vocações. Grandes foram os esforços para a concretização do sonho do nosso Seminário, ordenado na própria bula papal. O seminário é o coração da Igreja, onde são lançadas as sementes que irão germinar. Homens escolhidos pelo Senhor para trilhar o caminho do discipulado. Rezemos pela perseverança dos nossos seminaristas e pela santificação de todos os vocacionados”, destaca Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei.

Segundo o reitor do seminário, padre Javé Domingos, a caminhada da instituição é marcada por grandes histórias. “Calculamos o período de 63 anos de muitos acontecimentos. Tempo marcado por lutas e vitórias, dificuldades e conquistas. De muitos desafios, de recursos escassos e de uma vida aos limites da simplicidade. O Seminário soube se reinventar e superar com fé e criatividade, permitindo perceber a ação de Deus ao longo do tempo. Agora é tempo de agradecer, colocar no altar o tempo da Graça de Deus”.