A Paróquia Santo Antônio, em Tiradentes, inicia nesta quinta-feira, 01º de maio, as festividades em honra à São Francisco de Paula, fundador da Ordem dos Mínimos. Conhecido como “O Eremita da Caridade”, por sua opção de desprezo absoluto pelos valores transitórios da vida e dedicação integral ao socorro do próximo, o santo será festejado com Tríduo Preparatório na capela dedicada ao santo, na histórica cidade.
Francisco de Paula fundou a Ordem dos Mínimos, uma fraternidade que exige do interessado em nela ingressar uma única condição: que se considere um “mínimo”, pois Jesus dissera que se alguém quer ser o primeiro, que seja o último e o servo de todos. Venerado pelos pobres, pelos reis e pelos nobres de seu tempo, Francisco de Paula deu o exemplo numa época em que prosperavam os abusos eclesiásticos e quando se cultivavam os prazeres efêmeros e subalternos da vida. Por essa razão, foi considerado um missionário especial, por sua capacidade extraordinária de resgatar os mais puros e preciosos valores evangélicos, tal qual seu mais famoso inspirador, Francisco de Assis, que vivera dois séculos antes.
Sobre a Igreja
Situada no alto do pequeno morro, a Capela de São Francisco de Paula se destaca pela fachada simples com sineira, como é característico de Tiradentes, tendo sido construída em meados do século XVIII. No interior, o singelo retábulo-mor traz a imagem do santo padroeiro e as de Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio. Nas paredes laterais, estão reproduções de dois ex-votos do século XVIII. Em um deles está escrito: “Mercê que fez São Francisco de Paula a Bernarda Maria, dando saúde a um seu escravo por nome José; que por espaço de cinco dias não comeu nem bebeu, nem fez operação alguma. Anno de 1787”. No lado direito da capela, há um interessante painel da década de 40, de autoria de G. Rodrigues, que retrata moradores de Tiradentes enquanto assistiam a missa.








