A Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em São João del-Rei, inicia nesta sexta-feira, 20, a festa em honra a São Pio de Pietrelcina. A programação vai contar com oração do terço, missa e tríduo preparatório. O ápice da festa será segunda-feira, 23, com bênção da Relíquia “Ex Capillis” e “Ex sanguine” do santo.
Ao reconhecer a Santidade de seus fieis, a Igreja Católica permite que objetos de uso pessoal ou fragmentos do corpo sejam honrados, venerados. Por esse meio, muitos fiéis recorrem à intercessão dos Santos e alcança inúmeras graças.
São Pio nasceu em 25 de maio de 1887 em Pietrelcina, na Itália. Foi batizado no dia seguinte por seus pais, Grazio Forgione e Maria Giuseppa de Nunzio, com o nome de Francisco e teve seis irmãos. Faleceu em 23 de setembro de 1968 e foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002. O santo tinha sua vida dedicada à oração, com simplicidade, mas de atitudes marcantes, seus gestos e palavras levavam as pessoas a conhecer o divino. Uma das frases que marca a trajetória do santo na terra é: “sou um simples frade que reza”.








