Dia das Missões é marcado por formação, oração e animação em Matosinhos

Mais de 70 jovens se reuniram no no Salão Cônego Jacinto, em São João del-Rei, para a segunda edição da Tarde Missionária, promovido pela Juventude Missionária da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matosinhos em celebração ao Dia Mundial das Missões. O evento teve o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a missão na Igreja, despertar vocações missionárias e celebrar as atividades do grupo.

Com uma vasta programação, os jovens buscaram partilhar experiências, refletir a missionariedade do cristão e se alegrar com a vida em comunidade. “Foi a melhor experiência da minha vida”, destacou a jovem Amanda Ferreira, em sua página, nas redes sociais.

Experiência positiva, também, para os irmãos, João Pedro e João Victor Braga. Participando pela primeira vez, os gêmeos aproveitaram a oportunidade para conhecer melhor os trabalhos do grupo e se aprofundarem na fé. “Foi um domingo muito bom. Sem duvida vamos querer conhecer mais o grupo e participar de outras atividades”.

O evento teve início às 14h30 e contou com a doação de 1kg de alimento para os mais necessitados. Os jovens ainda puderam aprofundar da fé através das palavras do Vigário Paroquial, Padre Ronan Jesus da Costa Silva e do Seminarista do Seminário Diocesano São Tiago / Filosofia, Olímpio Longati Pinto. As atividades culminaram com a celebração da Santa Missa.

“Essa é uma forma de celebrar o nosso espírito missionário e fomentar cada vez mais nos jovens da comunidade o nosso carisma, seguindo os exemplos dos nossos padroeiros, São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, além de ser uma resposta a mensagem do papa Francisco de sair ao mundo, iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito. Sair com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”, pontua a coordenadora do grupo, Paloma Rios.

Juventude Missionária

A Juventude Missionária, animada pela Obra da Propagação da Fé, é um serviço de animação missionária que visa despertar, avivar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens, e ajudá-los a realizar a própria Missão, local e universal. Possui perfil, identidade e metodologia próprios e distintos. Foi a partir da caminhada da Infância Missionária que o processo foi “gestado” e amadurecido, e hoje se torna uma opção de crescimento na caminhada missionária de muitos jovens que querem viver a fundo a vocação principal do batizado: evangelizar!

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, com a colaboração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Mensagem do Papa

A Mensagem do Papa Francisco para o 97° Dia Mundial das Missões teve como tema “Corações ardentes, pés ao caminho” (cf. Lc 24, 13-15), inspirado na história dos discípulos missionários de Emaús ao encontrar Cristo e transformar os corações. “Que saiamos também nós, iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito. Saiamos com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”.

Francisco mais uma vez demonstra proximidade aos missionários. Após a mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa pontuou-os na Audiência Geral da última quarta-feira, 18, através da figura de um santo francês. “Peçamos ao Senhor que nos ajude a anunciar a Boa Nova com alegria, com simplicidade de coração, no estilo de São Carlos de Foucauld”.

Coleta Missionária

Como gesto concreto, a igreja realizou neste final de semana a coleta destinada de forma integral para a missão da compaixão. Dos recursos coletados, 80% deles são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos, que faz circular um fundo universal de caridade, mantendo 1050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. A outra parte, os 20% que ficam no Brasil, mantém os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias que são uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão nas Igrejas locais.

É no envolvimento de todas as forças vivas da Igreja que se articula toda a Campanha Missionária nas Igrejas locais e nas paróquias, efetivada por meio dos Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais (COMIDIs e COMIPAs). O COMIDI se responsabiliza por animar o mês de outubro na Arqui(diocese) ou prelazia, receber os materiais e fazer chegar, em todas as paróquias, o cartaz, os santinhos, os envelopes, as novenas e as mensagens do Papa.

Durante as celebrações da Santa Missa, os fiéis também puderam fazer orações especificas na intenção dos missionários da Igreja.

Fotos: Fabíola Ribeiro