A Igreja está em preparação para celebrar mais um Jubileu ordinário em 2025 que tem como tema: “Peregrinos de Esperança”. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Equipe de Animação do Jubileu, vem realizando um encontro, em âmbito nacional, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). A iniciativa teve início nessa segunda-feira, 29, e segue até o fim da tarde de hoje, 30, e têm o objetivo de situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais.


“Nesses dois dias estamos vivenciando uma experiência muito positiva no encontro em ‘Preparação ao Jubileu da Esperança – 2025’. Tivemos um bom panorama sobre o cenário da evangelização na Igreja do Brasil e acolhemos as indicações seguras de Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, sobre o caminho que devemos percorrer neste ano de preparação e, sobretudo, no ano jubilar. A tônica do encontro centra-se na espiritualidade e indicações pastorais para a boa vivência do Jubileu. Esperamos viver com intensidade esse momento de graças desejado pelo Santo Padre”, pontua Padre Jorge.
A pauta conta com formações sobre o panorama da ação evangelizadora a partir da CNBB; desafios da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; O Jubileu nas Sagradas Escrituras e os anseios do Papa Francisco para o Jubileu da Esperança em 2025. Já nesta terça-feira, estão previstos estudos das temáticas sobre a celebração do Jubileu e propostas para sua realização. Também vai haver uma mesa redonda sobre as perspectivas para o Jubileu no Brasil.
O encontro será encerrado às 19 horas, com uma celebração eucarística presidida por Dom Rino Fisichella, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília (DF).
Jubileu 2025
O Jubileu é um evento especial da Igreja Católica que se repete a cada 25 anos, também chamado Ano Santo. Trata-se de um ano de perdão, de reconciliação e indulgência. Os fiéis que se dirigirão e visitarão as Basílicas designadas poderão receber a indulgência plenária. O último Jubileu se realizou em 2000 no papado de João Paulo II. O próximo será em 2025, exatamente 25 anos depois. O Ano Santo é proclamado pelo Papa e tem início com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.








