A Igreja caminha com os pés dos padres

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!’: essa é mensagem que também é dirigida para nós ministros ordenados. A atividade missionária dos discípulos constitui uma indicação preciosa. A comunidade de fé deve ter os seus animadores e responsáveis, mas estes nunca serão substitutos do Senhor, que ressuscitado, continua presente onde dois ou três se reúnem em seu nome.

A Igreja caminha com os pés dos padres! Homens profundamente humanos e com identidade, personalidades, dons, virtudes, fragilidades, vulnerabilidades, e inteiramente de Deus! Não divididos, são homens de Igreja e dedicados a missão, portadores da alegria e da esperança, que vem da consciência e da certeza de serem amados e um dia escolhidos pelo Senhor!

Não existe sentido algum em ser cristão sem testemunhar ser feliz por aquilo que somos e ainda mais como ministros do altar interessados, envolvidos pelo destino do mundo, buscando conhecer as raízes de seus problemas, sem esquecer que a misericórdia é expressão de fidelidade ao Senhor. Nossa missão de sacerdote é cooperar para que o outro cresça, fazer crescer é ajudá-lo a modelar o irmão à própria identidade.

Podemos reconhecer quanta dedicação, empenho, compromisso, senso de pertença e também de corresponsabilidade! Não faltam tribulações e desafios, são aspectos da vida que requerem entre nós o espírito de comunhão, porque nenhum presbítero pode se sentir sozinho, abandonado ou isolado, de forma alguma! Seja onde estiver, sempre estará em nome de alguém, em sintonia com o presbitério.

As dificuldades são ocasião para o crescimento pessoal, digo que quem não é capaz de assumir as dificuldades da própria condição humana, mas também das realidades onde se encontra, também não cresce, nem humana, nem espiritualmente. Precisamos promover a fraternidade entre os presbíteros, uma fraternidade samaritana, capaz daquele gesto nobre e salvífico de ‘perder tempo e dinheiro’ se necessário em favor do outro que está em dificuldades ou em perigo.

Homilia de Dom Jaime Spengler durante a Missa de abertura do 19° Encontro Nacional de Presbíteros em Aparecida/SP.

CLIQUE AQUI E ACOMPANHE NA ÍNTEGRA!