Bispo envia carta aos Prefeitos e Vice-Prefeitos eleitos das 25 cidades da Diocese

Após a conclusão das Eleições Municipais, ocorridas no dia 06 de outubro de 2024, o Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, encaminhou uma carta aos Prefeitos e Vice-Prefeitos eleitos das 25 cidades pertencentes ao território da Diocese. Dom José Eudes aproveitou para parabeniza-los e reforçar a parceira da Igreja Diocesana junto as políticas públicas que visam promover o respeito dos direitos humanos de todos, especialmente dos mais pobres e necessitados.

O bispo ainda direcionou bênçãos na intercessão de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese, e de São Tomás Moro, patrono dos governantes e dos políticos. A previsão é que, no inicio de 2025, seja realizado um encontro diocesano para os candidatos eleitos para as prefeituras, juntamente com os(as) vereadores(as) eleitos(as), o bispo e parte do clero diocesano.

Confira a carta, na íntegra!

 

“Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão.  Nós, cristãos, não podemos nos fazer de Pilatos e lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque ela procura o bem comum.”

 Papa Francisco

Ilustríssimos senhores,

Como Bispo diocesano da Diocese de São João del-Rei, venho parabenizá-los pela eleição aos nobres e graves cargos de Prefeito e Vice-Prefeito. Que os senhores possam corresponder aos altos anseios do povo que os elegeu, assumindo os cargos como uma missão, atuando com sabedoria, senso de justiça, espírito de diálogo e caridade, em vista do bem comum.

Lembro que, terminado o período eleitoral, tendo em vista a busca de uma harmoniosa convivência social, é fundamental o comprometimento com os seguintes princípios: «a veracidade nas relações dos governantes com os governados, a transparência na administração pública, a imparcialidade no serviço das instituições públicas, o respeito dos direitos dos adversários políticos» (Papa São João Paulo II).

Afirmo que a Igreja Católica, obediente aos princípios do Evangelho, e consciente da «distinção entre comunidade política e comunidade religiosa, base de sadia laicidade» (Documento de Aparecida, n. 504), deseja ser sempre parceira nas políticas públicas que visam promover o respeito dos direitos humanos de todos, especialmente dos mais pobres e necessitados.

Imploro sobre vossas senhorias as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora do Pilar, padroeira de nossa Diocese, e de São Tomás Moro, patrono dos governantes e dos políticos, para que possam cumprir adequadamente a missão que o povo lhes confiou.

Servo no Amor,

 

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Bispo Diocesano de São João del-Rei