Arquidiocese de Juiz de Fora acolhe 3º Congresso Eucarístico em novembro

A Igreja Particular de Juiz de Fora vai realizar entre os dias 17 e 24 de novembro, na Catedral Metropolitana, um Congresso Eucarístico. O evento vai marcar de forma profunda o ano do Centenário Diocesano, dedicado à presença real de Jesus na hóstia consagrada. As atividades serão regidas pelo lema que tem sido utilizado desde 1º de fevereiro: “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” (Ef 4, 4). O evento vai oferecer aos arquidiocesanos uma programação diversificada, com palestras, momentos de oração, adoração e missas.

Esta será a terceira vez que um Congresso Eucarístico acontece em Juiz de Fora. Os outros dois aconteceram em 1939 e 1950, quando a então diocese era conduzida por seu primeiro bispo, Dom Justino José de Sant’Ana. A segunda edição do evento, inclusive, aconteceu em comemoração ao centenário da cidade, aos 25 anos de criação da diocese e aos 25 anos de Sagração Episcopal de Dom Justino.

O que é um Congresso Eucarístico?

A Igreja no Brasil e no mundo realiza periodicamente um encontro entre religiosos e leigos para orar, refletir e estudar ainda mais a riqueza do Sacramento da Eucaristia, verdadeiro Corpo e verdadeiro Sangue de Jesus Cristo no meio de nós: o Congresso Eucarístico. “O Congresso quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia, e que desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus, animando, consolando e convertendo os fiéis”, diz um trecho do texto-base do 15° Congresso Eucarístico Nacional, realizado em 2006, em Brasília (DF).

A primeira edição do evento ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com o apoio de São Pedro Julião Eymard, fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento. No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional ocorreu na Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, no ano de 1933. Em nosso país até agora foram realizadas 18 edições, que acontecem a cada quatro anos. O último encontro foi celebrado em Recife (PE), em novembro de 2022, com o tema “Pão em todas as mesas”.

Programação

A programação do Congresso Eucarístico Arquidiocesano será iniciada em 17 de novembro, quando a Igreja em todo o mundo recordará o 8º Dia Mundial dos Pobres. Dedicado à reflexão sobre a caridade, este dia contará com a presença e a palavra do Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. A partir das 14h, no salão da Catedral de Juiz de Fora, o prelado ministrará uma conferência sobre o tema “Ensinai-nos a partilhar o pão com os irmãos”. Às 16h, Dom Walmor concelebrará a Santa Missa com Dom Gil Antônio Moreira na igreja-mãe da Arquidiocese.

Até o sábado, dia 23, diversos temas relacionados à Eucaristia serão abordados em palestras abertas ao público em geral, com participação gratuita e a presença de (arce)bispos e padres convidados. Também haverá eventos destinados a grupos específicos, com atuação importante na Igreja juiz-forana. São eles: padres, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), seminaristas, famílias, juventude, catequistas, crianças, acólitos e coroinhas. Além disso, de segunda (18) a sábado (23), o Santíssimo Sacramento ficará exposto na Catedral de Juiz de Fora durante todo o dia.

O Congresso Eucarístico será encerrado em 24 de novembro, Solenidade de Cristo Rei e último dia do ano litúrgico. Às 8h30, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, preside Celebração Eucarística no Mosteiro Beneditino Santa Cruz, com a visita da relíquia do Beato Carlo Acutis. A grande celebração será iniciada às 13h, no chamado “Espaço Arquidiocesano do Impossível”, localizado no Bairro Poço Rico. Lá, haverá momento de animação, palestra, Terço da Misericórdia cantado e, por fim, a Santa Missa. Após a Eucaristia, uma procissão com o Santíssimo Sacramento sairá do local em direção à Catedral Metropolitana, onde será dada a bênção final.

Confira a programação completa, o convite do arcebispo de Juiz de Fora e as artes oficiais do evento