16 jovens participam de Encontro Vocacional em Seminário Diocesano

Perceber o chamado de Deus e entender sua missão no mundo, este é o primeiro objetivo dos jovens que fazem acompanhamento vocacional e que querem atender ao chamado divino. Pensando nisso, o Seminário Diocesano São Tiago promoveu no último final de semana, 15 e 17 de novembro, o terceiro Encontro Vocacional com os jovens da Diocese de São João del-Rei neste ano de 2024. O evento reuniu 16 jovens, vindos de diversas paróquias da Diocese.

As atividades, ocorridas na casa do Propedêutico, em São João del-Rei, contaram com momentos de oração, celebrações, diálogos e convivência fraterna. Os jovens puderam participar da Santa Missa, além de palestras, dinâmicas, atividades de lazer e Benção do Santíssimo Sacramento.

Para o Seminarista do Propedêutico, Sebastião Alan, o encontro vocacional é uma oportunidade de se abrir a Deus, em busca do discernimento de qual é o chamado do Senhor para a vida. “Este último encontro, promovido pelo nosso Seminário, dentre as diversas atividades realizadas, trouxe em suas palestras temas importantes sobre a vocação sacerdotal e a vida do Padre diocesano. Proporcionou, aos que se dispuseram a participar do encontro, conhecimentos sobre os temas para assim discernir qual o chamado do Senhor em sua vida; e a partir dele poder dar uma resposta madura à vontade de Deus”, explica.

Kauã Cipriani é um dos vocacionados participantes e viu o encontro como uma experiência marcante e bem vivida. “Pude esclarecer dúvidas que ainda me acompanhavam no meu discernimento vocacional, e me aprofundar mais em quesitos importantes. Ele foi essencial pata trazer respostas, e várias coisas vão me ajudando a construir um discernimento vocacional, como por exemplo; a vida em comunidade, com a partilha, e a amizade; a convivência com os padres reitores e os Seminaristas; o aprofundamento da espiritualidade no convite constante a oração, e a abertura de coração. É rico os momentos que vivi, e acredito que não só a mim, mas todos que participaram, levaram um pouco do encontro para suas casas, se tornando uma experiência marcante na lembrança de cada um”.

O discernimento vocacional é um processo de conhecimento em que, primeiramente, se procura identificar se o candidato preenche os requisitos específicos para uma determinada Instituição. Depois, se avalia os aspectos da realidade pessoal, através dos quais se compreende se, de fato, a pessoa é chamada àquela vocação específica.

O processo de discernimento é muito importante para ter uma vocação acertada e uma vida feliz. Neste processo permite-se avaliar, além do interesse e da inclinação para aquela determinada vocação, se a pessoa possui também as condições e as virtudes exigidas para vivê-las e, especialmente a reta intenção, isto é, a vontade decidida e provada de entregar-se inteiramente ao Senhor, apoiada por sua fé.

 

Colaboração: Seminarista Jeferson Djalma Coimbra