A Campanha Missionária 2024 evidenciou a necessidade de ser uma Igreja sinodal em constante movimento de saída, transmitindo o convite para que todos participem do banquete do Senhor. Em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, o Papa Francisco recordou que a missão necessita de organismos que despertem a cooperação missionária tanto na Igreja universal quanto nas Igrejas locais. Por isso, ele diz: “… recomendo a todas as dioceses do mundo o serviço das Pontifícias Obras Missionárias”. De fato, essas instituições ajudam os católicos a viverem a própria fé com uma abertura universal e favorecem a coleta adequada de subsídios em benefício de todas as missões, segundo as necessidades de cada uma (cf. AG, 38).
As POM, em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (COMINA) e com a colaboração de uma equipe ampliada, produziram materiais de divulgação, formação e espiritualidade para a animação da Campanha Missionária e os enviaram para todas as Igrejas locais do Brasil. Esses materiais prepararam os corações para colaborar com generosidade na Coleta, uma importante forma de cooperação missionária. Na Diocese de São João del-Rei, o valor arrecadado neste ano foi de R$ 59.653,27 (Cinquenta e nove mil, seiscentos e cinquenta e três reais e vinte e sete centavos). Recurso financeiro que vai poder ajudar centenas de projetos missionários nos países mais necessitados.
Do valor arrecadado, 80% vai para Roma. Os outros 20% sustentam a ação missionária das POM no Brasil em três frentes:
1) Apoio à Comissão Missionária da CNBB, que recebe da coleta uma contribuição para o Centro Cultural Missionário (2%) e para os Conselhos Missionários Regionais (2%);
2) Fundo para a produção de materiais de animação para a Campanha Missionária do mês de outubro (8%);
3) Fundo para a manutenção da Sede das POM e das atividades de cada Obra (8%).
“Em nome do Conselho Nacional das POM, de toda a equipe de colaboradores e do Presidente Internacional em Roma, Dom Emilio Nappa, manifesto gratidão a todos os arcebispos, bispos e coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs) pelo repasse integral da coleta missionária do Dia Mundial das Missões de 2024 (19 e 20 de outubro). Gostaria que este agradecimento chegasse a todos aqueles e aquelas que fizeram sua própria contribuição. É importante que saibam que colaboraram com o Fundo Universal de Solidariedade, que será posteriormente distribuído, em nome do Papa, para mais de 1.118 Igrejas locais, dentre as mais necessitadas do mundo. Que Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros das missões, intercedam por nós, para que continuemos a testemunhar e anunciar o Evangelho do Reino com urgência, respeito e gentileza”, pontua Irmã Regina da Costa Pedro, Diretora das POM do Brasil.








