Bispo celebra Natal junto aos reclusos da Apac e Presídios da região

O Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, celebrou o Natal com os reclusos do Presídio Regional do Mambengo, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de São João del-Rei (APAC), e no Presídio de Resende Costa. Segundo a Pastoral Carcerária, momentos como este são fundamentais para a ressocialização dos detentos, reafirmando o compromisso da Igreja com aqueles que buscam recomeçar suas vidas à luz do Evangelho.

Durante a ação no Presídio Regional do Mambengo, em São João del-Rei, o bispo visitou todas as celas da instituição, conduzindo palavras de esperança e bênçãos. Já em Resende Costa e na Assistência aos Condenados de São João del-Rei (APAC), Dom José Eudes presidiu a celebração da Santa Missa, reforçando as palavras de Jesus Cristo. A celebração foi um marco na vida de diversos irmãos privados de liberdade, que tiveram a oportunidade de participar deste importante momento de fé.

A ação acontece próximo a abertura do Ano Jubilar da Esperança, representando um testemunho da infinita misericórdia divina, como destaca Papa Francisco. “A Igreja está chamada a sair, a ir ao encontro de todos, especialmente daqueles que vivem à margem da sociedade, como os encarcerados. Eles continuam sendo filhos de Deus e merecem acolhida, perdão e dignidade”. São João Paulo II também deixou um importante legado sobre a evangelização no sistema prisional, enfatizando que “o valor da pessoa humana não diminui por causa dos erros cometidos; toda pessoa tem direito à redenção e a uma nova chance”.

A celebração de Natal contou com o apoio dos diretores e agentes das unidades prisionais, assim como os padres assessores da Pastoral Carcerária na Diocese de São João del-Rei, Padre Daniel Nicodemos Josino e Diego Ricardo, além de Frei Paulo Afonso, que também realiza trabalhos junto aos reclusos. Na cidade de Resende Costa, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, Padre Marcos Alexandre Pereira, também marcou presença.

“A Pastoral Carcerária em nossa diocese está responsável pela evangelização de quatro unidades prisionais: o Presídio de Lavras, o presídio de São João del Rei, a APAC e o presídio de Resende Costa. Nessas visitas, pudemos levar uma mensagem de esperança e renascimento para todos. Estamos em um processo de reestruturação da pastoral em nossa diocese, e, dessa forma, queremos ser uma presença viva da Igreja nos presídios, visto que, visitar os presos é uma obra de misericórdia corporal”, destaca Padre Daniel.