Evento Diocesano marcará Dia da Vida Religiosa e Consagrada

Para celebrar o Jubileu da Vida Religiosa e Consagrada, a Diocese de São João del-Rei vai promover no dia 01 de fevereiro, véspera da festa litúrgica da Apresentação de Jesus no Templo, um evento especial na Paróquia Santo Antônio e Bem-aventurada, no Distrito do Rio das Mortes, e deve conta com a presença de representantes das diversas congregações religiosas presentes na Diocese.

Esta multidão de fiéis consagrados, espalhados por todo mundo, são uma presença marcante em toda a história da Igreja e da sociedade contribuindo com suas obras evangelizadoras, educativas, de saúde, caridade e de vida contemplativa. A Vida Consagrada encontra, na comunidade eclesial, o lugar do testemunho do Reino de Deus. A missão profética da vida consagrada desafia a novas formas de presença na Igreja e na sociedade. Diante de um mundo materializado e globalizado, o consagrado é chamado a desenvolver e a resgatar o sentido antropológico profundo do ser humano.

A programação vai ter início pela manhã com um café, oração e dinâmica, nas dependências do Salão Paroquial. Em seguida, às 10h30, o bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, vai presidir a celebração da Santa Missa, na igreja de Nhá Chica, junto as ruinas da capela onde a beata foi batizada. O local é um dos destinos de peregrinação por ocasião do Ano Santo.

Na Diocese de São João del-Rei se encontram, atualmente, 09 congregações presentes nos trabalhos pastorais e sociais nas comunidades. São eles: Franciscanos, Carmelitas da Divina Providência, Carmelitas Contemplativas, Irmãs de Nossa Senhora da Piedade, Filhas de São Camilo de Lellis (Camilianas), Frades Franciscanos Conventuais, padres Salesianos, Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

 

Sobre o Dia da Vida Religiosa e Consagrada

O Dia da Vida Consagrada foi celebrado pela primeira vez em 02 de fevereiro de 1997. Na mensagem do Papa São João Paulo II por ocasião deste primeiro dia, o pontífice da época pontuou a estreita ligação entre a Festa da Apresentação do Senhor e a vocação específica dos consagrados e consagradas:

“O dia da vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no templo ‘para o Apresentarem ao Senhor’ (lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘luz para iluminar as nações’ (lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (vita consecrata, 1)”.

Na mensagem, o santo ainda exprime o desejo para que o Dia da Vida Consagrada “produza frutos abundantes para a santidade e a missão da Igreja. Especialmente, ajude a fazer crescer na comunidade cristã a estima pelas vocações de especial consagração, a fazer com que se torne sempre mais intensa a oração para obtê-las do Senhor, fazendo amadurecer nos jovens e nas famílias uma generosa disponibilidade para receber esse dom. A vida eclesial no seu conjunto será beneficiada, e disso há de haurir força a nova evangelização”.