Jovem são-joanense inaugura Exposição Fotográfica nesta quinta-feira, 23, na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida vai inaugurar nesta quinta-feira, 23, a Exposição Fotográfica “Olhares por São João del-Rei”, do são-joanense Marcos Luan. A mostra busca despertar a sensibilidade do espectador em relação aos diversos pontos de vista e compreensão de paisagens específicas da cidade. É um convite para refletir sobre como cada pessoa enxerga e concebe o local em que vive, transita ou conhece, seja pelo aspecto geográfico, histórico, religioso ou artístico.

Marcos Luan já é bem conhecido por seu trabalho nas celebrações da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Uma admiração que foi se encorpando dentro das peculiares tradições da cidade. “Desde muito novo eu gostava de ver as programações das festas que aconteciam na cidade e ficava encantado com as fotos ali encontradas. Passei a fotografar com uma câmera digital por volta de 2013 e, depois, passei a integrar a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Catedral. No entanto, acredito que o ponto de virada pra mim foi em 2016, quando, com equipamento melhor, pude captar ângulos e luzes diferentes. Venho, desde então, mostrar detalhes das cerimônias que ficam, até então, ‘escondidos’. Esse amor abraçou toda a cidade de São João del-Rei”, explica.

Dessa vez o trabalho do jovem compreende um olhar mais arquitetônico da cidade, diferenciando das suas demais exposições, voltadas para o patrimônio imaterial, como festas religiosas. “Ao observar as fotografias expostas, o espectador é desafiado a questionar sua própria visão e considerar outras possibilidades de compreensão do ambiente retratado”, pontuou o jovem em suas redes sociais.

A Biblioteca Municipal Baptista Caetano d`Almeida é a primeira biblioteca pública inaugurada em Minas Gerais e fica localizada na praça Frei Orlando, 90 (fundos). O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 06h às 18h.