Celebrando o Ano Santo, bispo conduzirá missa e bênção aos enfermos no dia 11 de fevereiro

Rezar pelos doentes, seus familiares, profissionais de saúde e colocar-se ao lado de quem sofre num caminho de caridade. Esses são alguns dos convites feitos pelo Papa Francisco para este 33º Dia Mundial do Enfermo que será celebrado em 11 de fevereiro. “A esperança não engana, e fortalece-nos nas tribulações” é o tema da mensagem deste ano na qual a Igreja convida todos a serem “peregrinos da esperança” neste Ano Jubilar de 2025.

Em sua mensagem, divulgada na última segunda-feira, 27, o Santo Padre reflete sobre a presença de Deus junto dos que sofrem, particularmente nos três aspectos que a caracterizam: o encontro, o dom e a partilha. “Quando Jesus envia os setenta e dois discípulos em missão, exorta-os a dizer aos doentes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós’. Ou seja, pede-lhes que os ajudem a aproveitar a oportunidade de encontro com o Senhor, mesmo na doença, por muito que seja dolorosa e difícil de compreender”, escreve Francisco.  No momento da doença, o Pontífice frisa ser possível sentir toda a fragilidade (física, psíquica e espiritual) e experimentar a proximidade e a compaixão de Deus, que em Jesus participou do sofrimento da humanidade

A doença, prossegue, é então a oportunidade para um encontro que transforma, a descoberta de uma rocha firme na qual se descobre que todos podem se ancorar para enfrentar as tempestades da vida. “Uma experiência que, mesmo no sacrifício, nos torna mais forte(…). Os lugares onde se sofre são frequentemente espaços de partilha, nos quais nos enriquecemos uns aos outros. Quantas vezes se aprende a esperar junto ao leito de um doente! Quantas vezes se aprende a crer ao lado de quem sofre! Quantas vezes descobrimos o amor inclinando-nos sobre quem tem necessidade! Ou seja, percebemos que todos juntos somos “anjos” de esperança, mensageiros de Deus, uns para os outros: enfermos, médicos, enfermeiros, familiares, amigos, sacerdotes, religiosos e religiosas. E isto, onde quer que estejamos: nas famílias, nos ambulatórios, nos postos de saúde, nos hospitais e nas clínicas”, ressalta Francisco.

Em sintonia com as palavras do Papa Francisco e celebrando o Ano Santo, a Diocese de São João del-Rei vai promover uma Missa e Bênção especial para os enfermos na terça-feira, 11, às 15 horas, na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em São João del-Rei. A celebração vai ser presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e vai contar com transmissão ao vivo pelo site e canal de vídeos da Diocese (CLIQUE AQUI E SE INSCREVA NO CANAL).

A data marca a primeira aparição da Virgem Maria a uma jovem chamada Bernadette Soubirous, em 1858, na cidade de Lourdes, na França. O Dia Mundial do Enfermo é uma data de origem religiosa que visa pedir melhores condições de tratamento e atenção para as pessoas doentes.