No último sábado, 1º de fevereiro, aconteceu a Formação para Catequistas nas Foranias da Diocese de São João del-Rei, conduzida pelos Seminaristas Diocesanos. O encontro marcou o início das atividades da Pastoral Catequética em 2025, reunindo grande participação de catequistas. Ao todo, mais de 750 catequistas estiveram presentes nos quatro encontros que ocorreram simultaneamente no território diocesano.
As Foranias de Nossa Senhora do Pilar e do Senhor Bom Jesus de Matosinhos se reuniram na Paróquia de São José Operário, em São João del-Rei/MG. Já as Foranias de Sant’Ana e de Nossa Senhora de Nazaré estiveram unidas na cidade de Lavras/MG, na Paróquia de São Sebastião. Na Forania de Nossa Senhora da Conceição, o encontro foi sediado em Lagoa Dourada, na Paróquia de Santo Antônio. Por fim, a Forania de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação se reuniu na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Piedade do Rio Grande/MG.
Com o tema “A Palavra de Deus, fonte da Catequese”, a formação destacou a centralidade da Sagrada Escritura na transmissão da fé, fundamentando-se no Diretório para a Catequese (2020). O encontro reforçou que a catequese deve conduzir a um encontro pessoal com Cristo, tornando a Bíblia a alma dos encontros catequéticos.
Segundo o seminarista Jeferson Djalma Coimbra, integrante da Coordenação Diocesana de Catequese, o encontro possibilitou os participantes refletirem sobre a importância de conectar a Palavra de Deus com a realidade dos catequizandos. Acredito que o encontro apresentou diversas possibilidades aos nossos catequistas, seja utilizando dramatizações, dinâmicas interativas e a Leitura Orante da Bíblia como práticas fundamentais. Foi muito bem trabalhado a necessidade de adaptar a linguagem e os conteúdos bíblicos conforme a idade dos catequizandos, garantindo uma compreensão progressiva da fé cristã e deixando a Palavra de Deus cada vez mais presente na catequese”, explica o jovem.
Ao final, a Pastoral Catequética da Diocese apresentou orientações para a vivência do Jubileu Ordinário de 2025. Foram sugeridas formas de integrar a temática do Jubileu à catequese, incentivando os catequistas a trabalharem o sentido do Ano Santo com os catequizandos. Dentre as propostas, destacou-se a exploração do significado do Jubileu na vida da Igreja, a oração do Jubileu, a reflexão sobre as Igrejas de peregrinação e o estudo do símbolo jubilar. Assim, busca-se que a catequese não apenas informe sobre o Jubileu, mas ajude os catequizandos a vivenciá-lo como um tempo de graça, renovação e comunhão com Deus.































