Livro de Osni Paiva fala sobre a história do Distrito do Cajuru

A história do Distrito de São Miguel do Cajuru foi transcrita e se tornou livro. De autoria do escultor sacro são-joanense, Osni Paiva, e edição da Aquarius Produções Culturais, a obra “São Miguel e Almas do Caá-Yuru – Registros de sua História”, é volume II da Coleção História do Brasil, e conta com mais de 400 páginas e 170 ilustrações artísticas. O material, busca abordar a cultura, a tradições, a população e a história de São Miguel do Cajuru, um dos cinco distritos de São João del-Rei/MG.

Situado há 36 km do município mineiro de São João del-Rei, o arraial, que já foi nomeado como Arcângelo, está inserido no contexto da antiga Comarca do Rio das Mortes e cresceu em torno da Igreja de São Miguel, onde guarda obras belíssimas de Joaquim José da Natividade, artista da região, além da imagem do Arcanjo. No livro, o autor reúne fatos e experiências das gerações passadas, subsidiando uma produção de conhecimentos antropológicos e sociológicos, bem fundamentados, que ajudam a compreender a formação da sociedade local, a história do Município de São João del-Rei, das “muitas Minas” e, até mesmo, do próprio Brasil.

“Este livro não é apenas um registro dos acontecimentos que levaram à sua construção ou das obras artísticas que a adornam, mas um mergulho profundo na alma de uma comunidade que, ao longo dos séculos, construiu um legado de fé, devoção e identidade. Ao longo das páginas, acompanhamos o empenho e a determinação de uma sociedade que, movida por sua crença e amor ao sagrado, uniu esforços para erguer não apenas um templo de oração, mas também um símbolo de sua herança. Desde a bênção da pedra fundamental, em 1757, até as pinturas primorosas de Joaquim José da Natividade, vemos como a arte e a espiritualidade se encontram em perfeita harmonia, refletindo o melhor do barroco mineiro e do estilo rococó. Este livro também presta uma homenagem aos anônimos que, com mãos calejadas e corações cheios de esperança, contribuíram para transformar um sonho em realidade. É um tributo aos artistas que, com suas pinceladas e entalhes, deram vida às paredes e altares, criando um espaço onde o Divino e o humano se encontram de forma sublime”, destaca o escritor, Osni Paiva.

Para quem se prendeu na leitura, o livro se trata de um grande presente para a sociedade. “Em cada página é notável o amor de Osni pela nossa terra e o quanto foi árduo seu trabalho ao resgatar cada detalhe de nossa história e tradição. O cajuruense que se preze deveria adquirir o livro e valorizar esse trabalho único que traz em suas mais de 400 páginas a riqueza cultural de nossa região. Hoje o Cajuru celebra um marco em sua história e o Osni é parte fundamental. Viva o Cajuru! Viva São Miguel!”, pontuou Marcelo Ávila, em suas redes sociais.