A formação promovida pela Diocese de São João del-Rei sobre a Campanha da Fraternidade 2025, que este ano traz o tema “Fraternidade e ecologia integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), no Salão Paroquial da Paróquia São José Operário, no Bairro Tijuco, contou com a participação de cerca de 150 pessoas, reunindo padre e leigos. O evento aconteceu na manhã do último sábado, 15, e contou com a assessoria foi do Padre Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro teve início com a acolhida do Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, e do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jorge Wilson Fonseca. Os sacerdotes reforçaram a importância de se trabalhar a Campanha da Fraternidade nas comunidades paroquiais e a necessidade da abordagem do tema pela igreja. Eles também convidaram os participantes a rezarem juntos a Oração proposta pela CNBB.
Segundo Padre Rodrigo, “a Campanha busca promover, em espírito quaresmal e, em tempos de crise socioambiental, um processo de conversão integral”. O sacerdote é secretário executivo do Regional Leste 2 da CNBB, proporcionou momentos de estudo, análise e reflexão, aprofundando as pistas de trabalho propostos pelo Texto-Base da campanha. O sacerdote é graduado em Teologia pelo Seminário Maior São José da Arquidiocese de Mariana em 2008 e Filosofia pelo CESB em 2010. Fez especialização em Teologia Pastoral e mestrando em Teologia, com ênfase na Práxis teológica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em 2018. Também atuou como professor no Seminário Maior João XXIII da Diocese de Paracatu.
Entre os 11 objetivos listados na apresentação da CF, destacam-se: aprofundar o conhecimento do “Evangelho da Criação” (LS, Cap. II), valorizando a dimensão trinitária da fé cristã e recuperando o horizonte bíblico da aliança universal que envolve todas as criaturas (Gn 8-9); vivenciar as propostas do Ano Jubilar em busca de novas relações do ser humano com Deus, com suas criaturas, consigo mesmo e com o próximo; e celebrar os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, acolhendo a Laudate Deum e avançando nas temáticas socioambientais abordadas nas Campanhas da Fraternidade anteriores. A temática da CF desde ano se motiva, também, através da celebração dos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis
Esta não é a primeira vez que a Ecologia é trabalhada pela CF. Ao longo destes 61 anos de existência, foram 8 as CF’s que de, alguma forma, abordaram essa temática. Para este ano, a passagem bíblia escolhida está no livro de Gêneses, na história da criação: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).










































