Aulas de Capoeira são oferecidas gratuitamente para a comunidade do Tijuco, em SJDR

Manifestação cultural criada pelos negros africanos no Brasil colonial, a Capoeira mistura elementos de luta, dança, jogo, arte e brincadeira. Envolve movimentos corporais de ataque, defesa e acrobacia, (além de movimentos ritualísticos), ritmos, cantos, poesia, aspectos filosóficos e históricos. É sinônimo de resistência cultural e esteve presente em diferentes momentos da história do Brasil, sendo um elemento marcante na formação da identidade de povo brasileiro.

De luta marginalizada e perseguida, a Capoeira é hoje Patrimônio Cultural da Humanidade, título outorgado pela UNESCO em novembro de 2014. Praticada por pessoas em diferentes idades e condições socioeconômicas, está hoje presente em mais de 160 países, sendo um dos principais meios de divulgação da língua portuguesa e da cultura brasileira no mundo. E é por isso que a Paróquia São José Operário, no bairro Tijuco, abre inscrições para aulas gratuitas, direcionada para crianças e jovens.

Caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, ela mistura arte marcial, dança, música e bem-estar físico. Ao som do berimbau, palmas e cantos, os capoeiristas realizam movimentos de defesa e ataque que se confundem com passos de danças. As aulas de capoeira possibilitam a ampliação do aspecto cognitivo e o desenvolvimento corporal dos alunos, principalmente na fase infantil. Recentemente, o esporte foi declarado como Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil. Sua prática é capaz de ensinar valores como união, respeito, companheirismo e envolve os participantes em atividades que trabalham força, flexibilidade e resistência, de forma lúdica e criativa.

Os movimentos da capoeira envolvem todo o corpo, de forma que os braços, as mãos, pernas e os pés devem trabalhar nos ritmos dos instrumentos tocados. Também exercita a agilidade, flexibilidade e equilíbrio. A combinação de luta, música e atividade física da capoeira contribui para a diminuição do estresse acumulado no corpo, uma vez que ajuda no aumento da produção e liberação de endorfina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar.

A atividade também promove o respeito ao próximo, incluindo seu adversário, afinal, durante a prática do esporte, o mais importante é fazer golpes sem atingir o outro e, de forma alguma, machucá-lo. Certamente esse aprendizado contribui diretamente para a formação de cidadãos do bem.

Os interessados podem se inscrever de forma presencial, na Secretaria Paroquial. As vagas são limitadas.