Memorial Dom Lucas inaugura exposição “Ícones da Paixão”

Memorial Dom Lucas Moreira Neves inaugurou no último sábado, 08 a exposição “Ícones da Paixão”, com as artes do iconógrafo Frei Francisco Alexandre Viana, fruto da parceria entre a Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, a Irmandade do Senhor dos Passos e a Província Franciscana da Santa Cruz.

A cerimônia de abertura, realizada na noite de sábado, contou com a presença do vice-presidente da Fundação Cardeal Dom Lucas, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, além do vigário da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Padre Javé Domingos da Silva, do Professor Abgar Antônio Campos Tirado, e da Orquestra Ribeiro Bastos, que fez abrilhantou com uma apresentação, sob a regência do Maestro Rodrigo Sampaio.

Segundo o artista religioso, a exposição busca retratar os passos da liturgia da Semana Santa através da arte. “Ela tem a finalidade de apresentar, através da iconografia, as principais passagens da Semana Santa, motivado, sobretudo, por essa vivência tão bonita da fé principalmente em nossas cidades mineiras, uma rica tradição de cidades como São João del-Rei. Foi a vivência que tive nessa cidade que me motivou a escrever esses ícones. A gente não usa o termo pintar porque compreendemos que é Deus que está ditando para nós algo. Faz parte do mistério da revelação do Cristo, sendo assim, o iconógrafo está colocando em cores e formas, sobre uma tela, esta fala de Deus”, explica o sacerdote que pratica esse trabalho artístico há 10 anos.

A exposição conta com ícones que retratam o Mistério Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus Cristo. “É o mistério central da nossa fé na qual, durante a Semana Santa, celebramos com grande intensidade e devoção. Essa exposição se torna um convite para aqueles que desejaram adentrar neste mistério através da arte da iconográfica”, conclui.

A exposição segue até o dia 20 de abril e a entrada é gratuita. O Memorial Dom Lucas Moreira Neves fica localizado na Rua Getúlio Vargas, 52, no centro de São João del-Rei, em frente a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar. Os horários de funcionamento são de Terça-feira à Sábado, de 10h às 17h. Aos domingos e Feriados, de 08h as 12h.