Apostolado da Oração realiza Retiro Anual em São João del-Rei

Aconteceu no último sábado, 08, o Retiro Anual do Apostolado da Oração. O evento foi realizado no Colégio Nossa Senhora das Dores, em São João del-Rei e reuniu zeladas e zeladores dos centros do AO de cada paróquia da Diocese. Durante o dia de recolhimento, os membros do Apostolado da Oração participaram de momentos de oração, reflexões, deserto e cânticos. Também foram celebrados os Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. As atividades foram conduzidas pelo Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, Padre Javé Domingos da Silva.

A atividade abriu o calendário do AO na Diocese neste ano de 2025. “Um retiro é sempre uma abençoada oportunidade de encontro com Deus, tempo oportuno da graça para rezar, meditar, fazer silêncio, celebrar e reabastecer as forças para a missão. Jesus fazia isso com seus discípulos: se retiravam, rezavam e continuavam o caminho (cf. Mc 6, 30-32). Nosso retiro foi um tempo – ainda que muito breve – de fazer uma pausa para o encontro com o Senhor Jesus”, pontuou o Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, Padre Javé Domingos da Silva.

A programação teve início pela manhã com um momento de animação e oração inicial. Durante o retiro, foram realizadas duas palestras. A primeira com o tema “Peregrinos da Esperança”, conduzida pelo seminarista Gabriel (4º ano de Teologia), refletindo sobre a caminhada cristã à luz do Jubileu De 2025. Já a segunda teve como tema “Amou-nos e nada mais será capaz de nos separar desse amor”, conduzida pelo Padre Javé Domingos da Silva, Diretor Espiritual do Apostolado da Oração na Diocese, destacando a fidelidade do Amor de Deus.

O encontro contou ainda com a presença do bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que dirigiu palavras de incentivo e agradecimento aos centros do Apostolado. Houve também momentos de deserto espiritual, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração do Terço e a Santa Missa de encerramento. “Foi um retiro muito abençoado, os palestrantes felizes no que falaram, foram palestras de grande ensinamento e sabedoria. Gratidão pelo oportunidade de poder estar presente”, pontuou Raimunda Ferreira, participante do evento.

 

O QUE É O APOSTOLADO DA ORAÇÃO?

O Apostolado da Oração (AO) é um Movimento Eclesial, que procura viver a espiritualidade apostólica e Eucarística, brotada do Sagrado Coração, e fundamentada na releitura do Mistério da Paixão de Jesus. É uma união de fiéis que se oferecem, de forma cotidiana, para a continuidade da obra de nossa redenção.

Segundo o estatuto oficial, o grupo “constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

A fita vermelha – usada pelos integrantes durante as celebrações – simboliza o amor de Cristo e também o compromisso que se assume com Ele. A fita estreita é a fita do zelado, aquele que está começando a trilhar os caminhos do Apostolado. A fita larga é a do zelador, que busca novos caminhantes para ajudá-lo a servir.

O AO nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo e trabalha com afinco pela evangelização das famílias, com uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus. Atualmente, reúne cerca de 40 milhões de membros em todo o mundo.

Fotos: Laércio