A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Carrancas, realizou na última semana uma Formação de Música Litúrgica para todos os paroquianos. O rico momento de aprendizado foi conduzido por Alessandro Matoso.
A música tem um papel importante na Igreja, pois tem o poder de transmitir emoções, criar atmosferas e conectar as pessoas com Deus. Por isso, é fundamental que a música na igreja seja conduzida por alguém capacitado e comprometido com a adoração a Deus. Entra aí a importância da Pastoral da Música e a realização de estudo e formação.
A música litúrgica é aquela que a Igreja admite de direito e de fato na celebração litúrgica, e por este mesmo motivo, deve manifestar plenamente a fé católica. Segundo o documento do Vaticano II sobre a Sagrada Liturgia, considera-se canto litúrgico “os textos destinados ao canto sacro que estão de acordo com a doutrina católica e inspirados, sobretudo, na Sagrada Escritura e nas fontes litúrgicas” (n. 121). A música será litúrgica quando nela a Igreja reconhecer sua oração, quando ela aparece para acompanhar os textos a serem cantados.
O conteúdo da formação contou com uma parte teórica tendo em mente toda a trajetória da música na Igreja antes, durante e depois do Concilio Vaticano II, se estendendo até a atualidade, dando importância também ao trabalho dos grandes compositores no Brasil, principalmente Frei Joel Postma, ofm. Na parte prática, foram apresentadas novas músicas, algumas relembradas e outras vistas da maneira como realmente devem ser cantadas, com isso, se pode entender como eleger repertórios litúrgicos.
Com o interesse dos participantes, para encerrar, houve um estudo básico de música em geral e leitura de partituras. Sem dúvidas a música litúrgica foi vista de uma forma muito mais ampla e foi perceptível a sua grande importância em vista da missão evangelizadora.











