Província Eclesiástica de Juiz de Fora realiza primeira reunião de 2025

A Província Eclesiástica de Juiz de Fora, que abrange, ainda, as Diocese de São João del-Rei e Leopoldina, realizou na manhã da última terça-feira, 25 de março, a primeira reunião de 2025. O encontro aconteceu na Cúria Metropolitana e contou com a presença dos três bispos, além de padres representantes das dioceses da província.

A reunião teve como pauta central o Jubileu da Esperança, proposto pelo Papa Francisco para este ano de 2025. Durante o encontro, os bispos compartilharam experiências e iniciativas pastorais que estão sendo realizadas em suas respectivas dioceses para marcar esse momento especial para a Igreja. Entre as ações, destacam-se as peregrinações organizadas pelas dioceses e a implementação do “passaporte jubilar” em Leopoldina/MG, que incentiva os fiéis a visitarem igrejas designadas para receber indulgências.

Segundo Dom José Eudes, este encontro é de extrema importância para a realização do trabalho de evangelização na província. “Interessante a nossa reunião da província e, sobretudo, perceber o belo trabalho de evangelização que vem acontecendo. Neste ano do Jubileu da Esperança, vemos as belas atividades e peregrinações sendo organizadas”. Para Dom Edson Oriolo, Bispo de Leopoldina, o encontro “foi uma oportunidade para cada diocese partilhar sua história e como está vivendo este ano de bênçãos e graças”.

Além de Dom José Eudes, a Diocese de São João del-Rei foi representada, também, pelo Vigário Geral, Monsenhor Geraldo Magela da Silva, O Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Jorge Wilson Fonseca, o Chanceler, Padre Álisson André Sacramento, o representante dos presbíteros, Padre Marcos Alexandre Pereira, do reitor do Seminário São Tiago, Padre javé Domingos da Silva, e do Juiz Auditor, Padre Saulo José Alves.

Outro ponto apresentado durante a reunião foi a organização do evento “Bote Fé 2.0”, uma celebração do jubileu da juventude em meio ao mês dedicado às vocações, previsto para o dia 3 de agosto. O evento tem como objetivo celebrar o jubileu da juventude e incentivar o discernimento vocacional.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a importância desta primeira reunião do ano e ressaltou a vitalidade pastoral das Igrejas particulares. “As notícias das nossas dioceses são sempre animadoras e mostram a dinâmica da pastoral e evangelização do nosso povo”, afirmou.

A ocasião também contou com a celebração de uma missa festiva na Capela do Seminário de Juiz de Fora, marcando a solenidade da Anunciação do Senhor.

 

Informações e fotos: Arquidiocese de Juiz de Fora