No último final de semana, 29 e 30 de março, a cidade de Lavras foi palco de um encontro formativo promovido pelo Ministério de Pregação, reunindo cerca de 150 pregadores de diversas paróquias da Diocese. O evento, que aconteceu na aconteceu na Escola Paulo Menicucci, no Bairro Serra Azul, teve como objetivo aprofundar os conhecimentos teológicos e espirituais daqueles que anunciam a Palavra de Deus nos Grupos de Oração.
O momento foi conduzido pelo professor João Cláudio Rufino, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que, com sua vasta experiência acadêmica e pastoral, trouxe reflexões sobre a importância da pregação embasada na Sagrada Escritura, na Tradição da Igreja e na teologia. Foram dois dias de estudo, partilha e oração, que reforçaram o compromisso missionário dos pregadores da Renovação Carismática Católica.
Segundo o coordenador diocesano, Ronimar, é de extrema importância a relevância de encontros como esse para a formação contínua dos pregadores. “É fundamental que os nossos pregadores compreendam a importância da teologia nas pregações. Não basta falar com emoção, é necessário, também, falar com fundamento. Quanto mais conhecermos a Palavra, sua interpretação e o contexto da nossa fé, mais profundidade teremos para tocar os corações com conteúdo bíblico verdadeiro e autêntico, sempre em comunhão com a Igreja”, afirmou.
O momento foi de grande alegria para João Cláudio Rufino em poder retornar à Diocese de São João del-Rei e partilhar seu conhecimento com os pregadores da região. “É sempre uma alegria muito grande voltar à Diocese de São João del-Rei. Aqui tem um povo sedento da Palavra, comprometido com o anúncio do Evangelho e muito aberto à formação. Poder contribuir com a formação dos pregadores, especialmente neste ministério tão importante da pregação, é uma missão que abraço com muito carinho. A pregação precisa ser cada vez mais alicerçada na Palavra de Deus e na teologia da Igreja, para que transforme vidas com profundidade, fidelidade e amor. Agradeço o acolhimento fraterno e a seriedade com que essa diocese investe na formação dos seus servos.”
O encontro fortaleceu a unidade entre os servos, renovou o ardor missionário, lançando sementes para uma pregação mais madura, sólida e fiel ao Evangelho de Cristo.
Texto: Jeferson Sousa/ RCC Lagoa Dourada
Fotos: Iara Marques, RCC Lavras











