Reunião do clero conta com oração, reflexão quaresmal e atendimento de confissão

Na manhã desta quarta-feira, 09, sacerdotes da Diocese de São João del-Rei se reuniram no Salão Irmão Sol, juntamente com o bispo, Dom José Eudes Campos do Nascimento, para a reunião do clero diocesano. O encontro contou com momentos de oração, reflexão quaresmal, atendimento de confissão e partilha de informações.

A reunião, como de costume, teve início com um momento destinado para orações, leituras bíblicas e reflexão, no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Em Tempo Quaresmal, foi proposto aos padres uma celebração penitencial e realização do Sacramento da Penitencia e Reconciliação. “É uma oportunidade rica para todos, inclusive aos sacerdotes, buscarmos essa reconciliação no fundo do nosso coração”, pontua o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Padre Javé Domingos da Silva, Reitor do Seminário São Tiago, ficou responsável por conduzir o momento de reflexão (acompanhe o texto na íntegra) . “Antes de qualquer coisa, precisamos regressar o coração. Urge que recuperemos a capacidade de sentir e de agir a partir do coração. “Neste mundo líquido, é necessário voltar a falar do coração; indicar onde cada pessoa, de qualquer classe e condição, faz a própria síntese; onde os seres concretos encontram a fonte e a raiz de todas as suas outras potências, convicções, paixões e escolhas’ (DN, 9). Sem esse retorno ao essencial, nossa vida e ministério se tornam locais ocos, que reverberam sons confusos e dispersos. Se cedermos à tentação atual de um estilo de vida artificialmente produzido, nosso peito será uma lata, e não o lugar do coração”, pontuou o sacerdote.

Antes de encaminhar o clero para a experiência do perdão no Sacramento da Reconciliação, Padre Javé concluiu a necessidade de se permitir renovar diante da ação. “Certamente o faremos pensando nas batidas do Coração de Jesus que neste ato sacramental pulsa pela humanidade. Seja um momento renovador para o nosso ministério. Nesses dias administraremos este Sacramento por muitas vezes, mas agora seremos nós a nos beneficiar desse grande tesouro. O Cristo Jesus nos espera, na pessoa de um irmão no sacerdócio, para nos fazer entrar na intimidade de seu Coração e nos confidenciar: ‘Já não vos chamo servos, mas meus amigos’ (Jo 15,15)”. 

Seguindo a pauta, os sacerdotes também puderam partilhar sobre algumas demandas na Diocese além de tomar diversas providências para os trabalhos pastorais e administrativos. O evento teve seu desfecho com um almoço fraterno.