Cerca de 250 são-joanenses, devotos de Santa Rita de Cássia, devem peregrinar 25 quilômetros neste sábado, 17, rumo ao santuário dedicado a Santa, na cidade de Ritápolis, através da 6ª Caminhada Devocional.
Segundo Fernanda Chaves, coordenadora do evento, a iniciativa, partiu de um grupo de cinco amigas em 2020. “Foi bem na pandemia que tivemos essa ideia. Era um grupo de amigas de corrida que, a cada ano, ganhava novos adeptos. Antes eram só mulheres participantes, hoje, reuni todas as pessoas. É uma grande oportunidade de fé, partilha mútua e de enriquecimento pessoal”, explica.


A atividade esportiva religiosa acontece neste sábado, 17 de maio, com concentração às 4 da manhã, em frente à Matriz da Imaculada Conceição, na Colônia do Marçal. “Para nós da Paróquia da Imaculada Conceição, é motivo de grande alegria a iniciativa de um grupo de leigos liderados pelo casal Fernanda e Eduardo da Pastoral Familiar, realizarem uma experiência de fé inaugurando um projeto que tem tudo para ficar não apenas no Calendário religioso, mas tbm incorporando a tudo que se tem feito para tornar o Jubileu de Santa Rita de Cassia, um evento religioso de fato marcante na vida de cada devoto e de nossas paróquias também. Que Deus por intercessão de Santa Rita, continue derramando Graças sobre nossas comunidades e nossas famílias”, pontou o pároco e incentivador do evento, Padre Antônio Claret Albino.
Para se inscrever, os caminhantes precisaram realizar a doação de um um quilo de alimento não perecível que será repassado à Cooperativa dos Pobres, da Paróquia da Colônia do Marçal, instigando, também uma ação social. “É uma forma da gente reunir uma boa quantidade de alimentos para doações”, pontua Fernanda.
Os participantes devem ir com roupas confortáveis, levar um terço, além de levar garrafinha de água e lanche para o percurso. “A chegada está prevista para meio dia e vai contar com uma bênção especial do pároco do santuário de Santa Rita de Cássia, Padre Sérgio França. Será um momento de muitas bênçãos”, conclui.






