Diocese participa de Congresso para as Novas Comunidades

A Diocese de São João del Rei esteve representada pela Comunidade Ponte de Misericórdia no Congresso para as Novas Comunidades, promovido de modo presencial pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil / Regional Leste 2 (https://cnbbleste2.org/), de 30 de maio a 1º de junho de 2025 (domingo de Pentecostes), na Casa da Immaculata, bairro Calafate, região oeste de Belo Horizonte.

Fortemente embasado no Jubileu da Esperança, o evento contou com a Celebração Eucarística presidida por Dom Júlio César Gomes Moreira. O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, destacou em sua homilia sobre o Evangelho de São João (16, 20-23 a) a relação entre a esperança e a alegria cristã, a qual não depende de circunstâncias e não pode ser tirada por ninguém. Ensejou, assim, a tônica do Congresso, em espírito Pascal rumo a Pentecostes.

Os participantes puderam acompanhar diversas palestras. A primeira teve como tema “Confirmai Vossa Vocação na Esperança”. Na palestra de abertura, Dom Júlio César Gomes de Moreira, que também é Bispo Presidente do Grupo de Trabalho Novas Comunidades e Associações de Fiéis da CNBB Regional Leste 2 (https://cnbbleste2.org/grupo-de-trabalho-novas-comunidades-e-associacoes-de-fieis/), fez belíssima reflexão sobre o chamado às Novas Comunidades para sentir-se igreja, ser igreja e caminhar com a igreja, interpelando: “O que a igreja espera das Novas Comunidades em nosso regional?”.

Na palestra “Viver a Espiritualidade da Esperança”, Italo Juliani Passanezi Fasanella, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Sagrada Família e Coordenador Nacional da Comissão para as Comunidades do CHARIS no Brasil (Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica) (https://www.charis.international/pt/comissao-comunidades/), trouxe também uma contundente interpelação: “o que significa para as Novas Comunidades serem uma resposta providencial em meio aos desafios e dificuldades do tempo atual?”.

Já a palestra “As Novas Comunidades Chamadas a Serem Testemunhas da Esperança”, Katia Roldi Zavaris, Coordenadora do Serviço Nacional de Comunhão do CHARIS no Brasil (Serviço Internacional para Renovação Carismática Católica) (https://www.charis.international/pt/servicos-nacionais-de-comunhao/), honrando a memória do Papa Francisco e a história da “corrente de graça”, apresentou o CHARIS como testemunho de unidade, evangelização e caridade, como missão recebida por meio do santo padre.

A forte Adoração convidou os participantes a se voltarem para o primeiro Amor (Ap 2, 4), intercedendo pelo Carisma, pelo(a) fundador(a), por cada irmã(o) de Comunidade, por maior sede de almas e por confiança na Providência, bem como pelos dons carismáticos. “Sede construtores de pontes” foi exclamado em oração.

A programação contou com uma Procissão luminosa à Basílica Santo Cura D’ars / Porta Santa Jubilar, culminando com Celebração Eucarística presidida por Dom Júlio César Gomes Moreira e Padres concelebrantes. A tônica da procissão foi a espiritualidade de peregrinos do jubileu, traduzida: na perseverança e fraternidade necessárias para manter as velas acesas por todo o caminho (como no hino “chama viva da minha esperança”); na graça de poder atravessar uma porta Santa, indulgenciada, nas vésperas da Solenidade de Pentecostes; na veneração a São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes.

Bruno Henrique Martins Bressani, Fundador da Comunidade Luz e Vida, Membro do Grupo de Trabalho Novas Comunidades e Associações de Fiéis da CNBB Regional Leste 2 e autor de livro sobre o tema da palestra, escrito para o Congresso e autografado para a Comunidade Ponte de Misericórdia, conduziu uma palestra sobre “A Esperança e a Caridade Fraterna” e fez uma didática e zelosa apresentação sobre o cuidado e a atenção com os membros das Novas Comunidades em seus diversos estados de vida e em diversos estágios da vida.

Já Padre João Paulo Ferreira de Macedo, Coordenador do Grupo de Trabalho Novas Comunidades e Associações de Fiéis da CNBB Regional Leste 2 (https://cnbbleste2.org/grupo-de-trabalho-novas-comunidades-e-associacoes-de-fieis/), remetendo à procissão ocorrida na véspera, falou sobre “A Esperança Não Decepciona (Rom 5, 5)” e convidou as Novas Comunidades a ser gratas pelo passado, a viver com paixão o presente, e a avançar com confiança para o futuro, fiéis ao carisma recebido de Deus.

Houve ainda a Celebração Eucarística presidida por Dom Júlio César Gomes Moreira e Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, também Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e Padres concelebrantes. De modo providencial, o tríduo de Missas do Congresso culminou no domingo de Pentecostes. Ao final da celebração, Dom Júlio recolheu este e outros sinais confirmatórios da ação de Deus, a saber: – a harmonia, “sinal do espírito Santo”; – a referência explícita a São Pedro nas várias palestras, neste tempo especial de recém entronização do Papa Leão XIV; – a presença constante do trem (a Casa da Immaculata fica defronte à estação de metrô Calafate), expressão mineira que, brincou Dom Júlio, é pentecostal, pois pode ter distintos significados e todos entendem o correto de modo “misterioso” (no momento exato, o “trem” apitou, sendo aplaudido); – a casa de Maria Santíssima (como é conhecido o local) – testemunha, discipula e missionária, não apenas peregrina, mas portadora da esperança, que foi então saudada com orações adicionais.

Com grande alegria, Dom Júlio César Gomes de Moreira gravou um vídeo pela Comunidade Ponte de Misericórdia, enviando seu abraço a Dom José Eudes Campos do Nascimento, com a bênção de Pentecostes a toda a Diocese de São João del Rei.

Fotos do presente Congresso presencial de 2025, de autoria de Tatiane Soares de Oliveira – Assessora de Comunicação da CNBB Regional Leste 2: