Diácono Guilherme será ordenado padre neste sábado, 23, em Nazareno

A Diocese de São João del-Rei vai ganhar um novo sacerdote para seu clero no próximo sábado, dia 23, quando o Diácono Guilherme Carvalho Resende, pela imposição das mãos de Dom José Eudes Campos do Nascimento, será ordenado presbítero pelo Sacramento da Ordem. A celebração vai acontecer às 09h30, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno.

Filho de Nazaré de Carvalho e irmão de Georgenes, Diácono Guilherme se viu engajado nos trabalhos da Igreja desde a infância. “As primeiras lembranças da minha fé vêm da infância. Lembro-me das vezes em que ‘brincava de missa’ com os amigos ou organizava pequenas procissões em minha rua, sinais de que o chamado de Deus já se manifestava no meu coração de criança. Uma vizinha muito especial, dona Lilia, também marcou esse tempo: foi ela quem me levava às missas e cuidava de mim com atenção, ajudando a despertar ainda mais a vocação que Deus já havia plantado”, recorda o jovem diácono.

Segundo ele, as raízes de sua fé foram cultivadas no seio familiar e alimentada na vida da comunidade. “Foi no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré que recebi os primeiros sacramentos, onde nasceu minha devoção à Mãe de Deus. Ao longo da caminhada, aprendi a confiar em sua intercessão materna e a colocar minha vida sob sua proteção, acreditando que é ela quem me conduz sempre a Cristo”. Junto da devoção mariana, Guilherme guarda, também, um carinho especial por Santo Antônio, exemplo de pregador ardoroso e de servo da caridade, inspirando-se a cultivar um coração simples, confiante na providência e disponível para o serviço da Igreja.

Os primeiros traços da vocação foram traçadas na infância e evidenciados na adolescência, no decorrer dos trabalhos pastorais junto da comunidade paroquial. “Ingressei no serviço do altar, primeiro como coroinha e depois como acólito, além de colaborar na Pastoral da Comunicação. Essas experiências foram me inserindo mais profundamente na vida da comunidade e alimentando o desejo de dedicar-me totalmente ao Senhor. Desde muito cedo, aos cinco anos, já dizia que queria ser padre. Com o tempo, esse desejo foi amadurecendo. O discernimento vocacional se fortaleceu com o incentivo do meu pároco da época, Padre Rondineli Cristino, que me conduziu aos encontros vocacionais da Diocese em 2013. Dois anos depois, em 2015, iniciei a formação no Seminário São Tiago. Ali percorri as etapas do discipulado e da configuração, tempo marcado por oração, estudos, experiências pastorais e convivência fraterna. O acompanhamento atento dos formadores foi essencial nesse processo: com paciência e proximidade, ajudaram-me a crescer como pessoa e como cristão, a confirmar minha resposta ao chamado de Deus e a amadurecer para o ministério que agora recebo”, destaca.

 

Na última semana do mês de julho, o diácono esteve em retiro no Santuário do Caraça, localizado na cidade de Catas Altas e pertencente a Arquidiocese de Mariana. O momento foi de grande aprofundamento na fé e espiritualidade. Um momento importante e necessário de preparação. “Hoje, prestes a ser ordenado presbítero, reconheço que todo o caminho valeu a pena. Foi um itinerário exigente, mas cheio de alegrias, marcado por experiências que moldaram minha fé e meu coração para o serviço. Minha expectativa é viver esta ordenação em espírito de profunda gratidão, configurando, cada vez mais a minha vida a Cristo, Bom Pastor, servindo com simplicidade e amor ao povo que me for confiado”.

E a expectativa já é grande, sendo o jovem. E não é pra menos, afinal, a ordenação presbiteral, com o recebimento do segundo grau do sacramento da Ordem, torna-se o marco de uma nova etapa da caminhada. “Com imensa alegria, preparo-me para viver o grande dom da minha ordenação presbiteral. Esta oportunidade, concedida por Deus e acolhida pela Igreja, é para mim motivo de profunda gratidão e esperança. Ao olhar para a minha história, reconheço que cada passo da caminhada foi conduzido pela graça divina, que me moldou e me sustentou até aqui.

Se vale a pena trilhar todo esse caminho? O jovem nem hesita em responder o “sim”. “Aos jovens e adolescentes que também sentem o chamado vocacional, deixo uma palavra de encorajamento: não tenham medo de responder ao Senhor. Ele nunca nos tira nada, mas nos dá tudo. A verdadeira felicidade está em seguir sua vontade. Rezem, estejam abertos ao Espírito Santo e confiem na Igreja, porque o mundo precisa de corações generosos e disponíveis para servir.
Por fim, confio todo o meu ministério ao lema escolhido para a ordenação ‘O amor de Cristo nos impulsiona’ (2Cor 5,14). Peço, com humildade, as orações de todos para que eu seja sempre fiel ao chamado recebido e configure cada vez mais a minha vida ao coração de Cristo”.

Para se preparar para a grande data, a comunidade paroquial vai dar início nesta quarta-feira, 20, ao Tríduo Preparatório. A programação conta com celebrações de missas, pregações, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. Veja: