Emoção não faltou na manhã de sábado, 23, na terra que o virtuoso Cônego Heitor realizou seu ministério. Pela imposição das mãos de Dom José Eudes Nascimento, bispo diocesano de São João del-Rei, Guilherme Carvalho Resende foi ordenado para o segundo grau do sacramento da Ordem: o presbiteral. A cerimônia aconteceu no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno.
Filho de Nazaré de Carvalho e irmão de Georgenes, Diácono Guilherme se viu engajado nos trabalhos da Igreja desde a infância. Aos 05 anos ele já ‘brincava de missa’ com os amigos e organizava pequenas procissões nos arredores de casa. Foi coroinha, acólito e colaborou com os trabalhos de evangelização da Pastoral da Comunicação.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a Ordem é o sacramento da graça, ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos (CIC 1536). Durante a cerimônia, Dom José Eudes, conduziu o jovem para os tradicionais ritos do Pontifical Romano.
Ao responder “quero” às interrogações do bispo, Guilherme afirmou publicamente o propósito de aceitar integralmente o ministério sacerdotal, assim como sua promessa de respeito e obediência a ele e seus sucessores. Ao se deitar no chão, enquanto toda a assembleia entoa a Ladainha de Todos os Santos, ele demostrou sua total entrega a Deus. Houve, ainda, a entrega dos paramentos, a imposição das mãos e a prece de ordenação. Em meio a celebração, suas mãos foram ungidas com o Óleo do Crisma, para que ela se santifique e ofereça o sacrifício. Em seguida, foram-lhe entregues a patena e o cálice.
Em sua homilia, Dom José Eudes “Somos convidados a sermos verdadeiros peregrinos de esperança e neste Santuário de Nossa Senhora de Nazaré que foi escolhido como um dos lugares de peregrinação ao longo de todos este Ano Santo, poder ordenar você para o serviço da Igreja é um de muita alegria. Nosso olhar e nosso coração dirige primeiro a Deus que nos concede a graça de mais uma ordenação sacerdotal em nossa Diocese. Ele é o autor da vida e da vocação e continua chamando e enviando mais operários para essa messe, tão sedenta e necessitada. Ele que conduziu a vida do Diácono Guilherme com amor e misericórdia”.
Como lema para a ordenação foi escolhido pelo jovem a passagem bíblica retirada da Carta de São Paulo aos Coríntios, ‘O amor de Cristo nos impulsiona’ (2Cor 5,14). “Hoje, ordenado presbítero, reconheço que todo o caminho valeu a pena. Foi um itinerário exigente, mas cheio de alegrias, marcado por experiências que moldaram minha fé e meu coração para o serviço. o olhar para a minha história, reconheço que cada passo da caminhada foi conduzido pela graça divina, que me moldou e me sustentou até aqui. Minha expectativa é viver esta ordenação em espírito de profunda gratidão, configurando, cada vez mais a minha vida a Cristo, Bom Pastor, servindo com simplicidade e amor ao povo que me for confiado. Peço, com humildade, as orações de todos para que eu seja sempre fiel ao chamado recebido e configure cada vez mais a minha vida ao coração de Cristo”, destaca.
Após a celebração, padre Guilherme comemorou junto aos familiares e amigos com um almoço festivo. Sua primeira missa se deu na manhã de domingo, 24, também no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, lugar onde o neo-sacerdote recebeu os primeiros sacramentos e fortificou sua devoção e amor à Mãe de Deus.

















































