Dom José Eudes visita Seminário São Tiago em Juiz de Fora

O bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes, visitou o Seminário Diocesano São Tiago, em Juiz de Fora, de domingo à noite, 24 de agosto, até terça-feira pela manhã, 26 de agosto, permanecendo toda a segunda-feira na casa de formação. A programação integrou oração, partilha e acompanhamento do cotidiano formativo, reforçando a proximidade do pastor diocesano com a casa de formação.

Ao lado do Pe. Javé Domingos e dos seminaristas das etapas do Discipulado (Filosofia) e da Configuração (Teologia), a programação contou com a oração da Liturgia das Horas, momentos de convivência e partilha, visita às dependências do seminário e acompanhamento das obras na capela e em outros espaços comunitários. Houve ainda encontro com os concluintes da etapa da Configuração (Teologia), em clima de escuta e orientação.

Como expressão do Mês Vocacional, a visita incluiu a Missa pelas vocações e uma Noite Vocacional, um encontro de confraternização e partilha no qual os seminaristas prepararam reflexões e músicas voltadas ao discernimento do chamado de Deus.

“A vocação é sempre um presente de Deus. Desde o princípio, Ele chama cada pessoa pelo nome e confia a ela um caminho de amor e de serviço… Para reconhecer esse chamado, é necessário ter uma escuta atenta. Deus não grita, mas fala ao coração.… Responder ao chamado é assumir uma missão: o sacerdote, os consagrados, as famílias e os leigos, todos enviados no mesmo Espírito.” (Trecho lido na Noite Vocacional)

A visita, ocorrida no Mês Vocacional, buscou animar as vocações, fortalecer o caminho formativo e aprofundar a comunhão entre Seminário e Diocese. As atividades evidenciaram a centralidade da vida espiritual, do amadurecimento humano e do zelo pastoral na resposta generosa ao Senhor. Como uma forma de agradecer a presença e o zelo do Bispo, os seminaristas preparam uma breve homenagem:

 

Encerrando a programação, padre Javé e os seminaristas agradeceram a presença do Bispo e renovaram o desejo de servir como Cristo, que nos amou até o fim, pedindo a intercessão de São Tiago para perseverarem no caminho do discernimento e do serviço à Igreja.