Dores de Campos inicia festa em honra à padroeira

A cidade de Dores de Campos, conhecida pelo trabalho e fabricação manual do couro, vai se tornar palco de fé e manifestações devocionais à partir do próximo sábado, dia 06 de setembro, com a festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores. Centenas de fiéis passaram pela igreja para fazer suas orações, pedidos e agradecimentos.

Segundo relatos, a devoção teve na região no início de 1879, com a chegada da imagem de Nossa Senhora das Dores ao Povoado do Patusca. Vinda de Portugal, a escultura foi apresentada como uma doação do pradense Manoel Gonçalves de Assis. A história conta, ainda, que a ela teria vindo de trem até a Estação Ferroviária de Prados e que até o povoado teria sido transportada num carro de boi, acompanhada de uma grandiosa festa.

Com início no dia 06 de setembro, as celebrações festivas vão contar com diversas celebrações de missas e novenário. O ápice da festa será na segunda-feira, dia 15, com uma programação festiva e especial, levando os fiéis a um profundo encontro com a Virgem Maria. “Que este tempo de preparação e celebração nos conduza a um encontro mais profundo com Deus através da oração, seguindo o exemplo de Nossa Senhora, e que possamos ser renovados em nossa fé e compromisso missionário”, pontua o pároco, Padre João Rodrigues de Paula.

Neste Ano Jubilar, como Peregrinos da Esperança, a Festa terá como tema “Senhora das Dores, estrela da esperança na peregrinação da vida”. Nessa caminhada, destaca-se a Bem-Aventurada Virgem Maria, Estrela da Esperança, aquela que provou, com sua própria vida, que “a esperança não decepciona” (Rm 5,5). “Sua imagem de pé junto à Cruz do Senhor sempre foi, para o povo dorense, uma verdadeira escola de esperança, fortaleza e confiança em Deus, em todos os momentos da vida. Que esta Festa da Padroeira – tempo de renovação espiritual e expressão maior da unidade de nossa Paróquia – reavive em nós a esperança, por meio da escuta da Palavra de Deus, da oração e da vivência fraterna.
Com esse espírito, convidamos todas as famílias dorenses, bem como os visitantes, para celebrarmos juntos Nossa Senhora das Dores, amada Mãe e Padroeira de Dores de Campos”, destaca o sacerdote.

Confira a programação: