“Clube de Mães e Vovós Santa Gianna” instigam a criatividade em Paróquia de SJDR

As tardes de quinta-feira são animadas e de muito aprendizado no galpão da Matriz da Imaculada Conceição, em São João del-Rei. No Clube de Mães e Vovós Santa Gianna, não faltam boas conversas, risadas e mãos talentosas em ação. Entre costuras, bordados, crochês e outras oficinas artesanais, nascem lindos trabalhos que, além de entreter, funciona como ferramenta terapêutica e social que promove um envelhecimento mais saudável, feliz e conectado, além de possibilitar uma renda extra para as famílias.

Cursos de costura e pintura para idosos oferecem uma vasta gama de benefícios que abrangem a saúde física, mental e o bem-estar social. Essas atividades manuais e artísticas contribuem significativamente para um envelhecimento ativo e com mais qualidade de vida, afinal, as atividades proporcionam momentos de relaxamento e prazer, ajudando a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão, além, claro, de oferecer uma via criativa para expressar sentimentos e pensamentos, o que é especialmente útil para lidar com conflitos, medos e angústias da velhice.

A conclusão de um projeto (uma peça de costura ou uma pintura) gera uma sensação de realização e propósito, fortalecendo a autoimagem e a autoconfiança. Essa motivação incentiva a exploração da imaginação e a criação de algo tangível e com significado pessoal, ativando diversas áreas do cérebro, estimulando a memória, a concentração, a atenção e a capacidade de resolução de problemas. A prática regular dessas atividades pode ter efeitos benéficos no tratamento de condições como Alzheimer e demência, impulsionando funções cognitivas e podendo despertar memórias.